Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Volta às aulas: Como se organizar para manter a matéria em dia durante do semestre

Pequenas atitudes podem mudar sua relação com a faculdade e demandas do cotidiano
Por: 02/08/2022 - 17:19 - Atualizado em: 02/08/2022 - 17:34
Ter disciplina é uma das orientações para volta às aulas. Foto: Pexels

Escrito por Maya Santos

Férias acabando e aquela sensação de que é “preciso voltar ao ritmo” vindo à tona, né? Se você respondeu sim e quer se organizar para equilibrar seus estudos, trabalho, família e vida social, continue a leitura e descubra. 

“É super comum o estudante se perder na quantidade de atividades durante o semestre e isso acontece frequentemente, e essa é a oportunidade de começar um semestre diferente", alerta Ian Blanco, diretor de Saúde do Ser Educacional. Por isso, e pensando em ajudar você a criar estratégias, o diretor trouxe algumas orientações essenciais para fazer estudar e se dar bem. Confira! 

ANALISE SUA SITUAÇÃO

Entenda o quanto está perdido e quais são as atitudes que prejudicam seu desempenho no semestre anterior. Depois, comece a pensar em soluções simples, porém eficazes a médio e longo prazo. Além de ser uma mão na roda para planejamentos.

TENHA HORÁRIO

Ter horário para começar e terminar o momento de estudo é essencial para render nas disciplinas. “Separe pelo menos três dias na semana para estudar, e mantenha sempre o mesmo horário para estudar, que seja pelo menos ua hora por dia a depender da sua rotina”, detalhou Blanco.  

APROVEITE O TEMPO DE LOCOMOÇÃO

Também é possível aproveitar mais o tempo de locomoção até a faculdade ou para qualquer destino longo. “O aluno pode também, se pegar transporte público e demorar muito, como alunos que moram no interior e viajam, indo ouvindo a aula do professor ou um podcast, tem muito assunto interessante na internet”, disse Blanco.

NÃO SE SOBRECARREGUE

Além dessas dicas, o docente ainda aconselha que você aproveite os momentos de lazer com familiares e amigos, e se possível ter um hobby, assim fica mais leve vivenciar a rotina após o período de férias.                            

Entendeu quais caminhos seguir para se dar bem no semestre que vem? Então, que tal já ir colocando em prática essas dicas antes de começar o semestre letivo, hein?

Ah, e para quem ainda está buscando ingressar no ensino superior em 2022, acesse o link e conheça os nossos cursos. Certeza que vai ter um que combine com você!

Comentários