Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Você sabe o que é trabalhabilidade? Entenda e conheça exemplos!

Aproveite as férias e comece seu planejamento para praticar a trabalhabilidade
Por: 08/01/2018 - 11:10 - Atualizado em: 08/01/2018 - 11:15
Aproveite as férias e comece seu planejamento para praticar a trabalhabilidade/freepik
Aproveite as férias e comece seu planejamento para praticar a trabalhabilidade/freepik

Por Rafaella Sabino

Férias é tempo de descansar e jogar as pernas para o ar. Certo? Nem sempre. Muitos aproveitam esse período para fazer cursos, realizar intercâmbios ou ganhar uma renda extra. Os altos índices de pessoas em busca de serviço gerou um novo conceito no mercado de trabalho: o de trabalhabilidade. Trata-se da capacidade de gerar renda a partir de talentos pessoais, independente do vínculo com carteira assinada que este profissional possua. Dessa forma, ele é valorizado por aquilo que faz de melhor, tanto empreendedoramente, quando para empresas.

Até o final do século passado, estava em alta o conceito de empregabilidade, que exigia dos profissionais uma adaptação às regras do mercado, a fim de deixarem o currículo sempre atrativo e, assim, manter-se empregados. No entanto, os tempos atuais abrem portas para o talento.

Faça o que gosta e não terás que trabalhar

Formada em psicologia há dois anos, Ana Paula da Silva é um exemplo de pessoa que exerce a trabalhabilidade. A profissional é analista de carreiras na UNINASSAU, professora de nível técnico da disciplina de Inteligência Emocional e tem um consultório particular. Além disso, realiza palestras sobre motivação em congressos, escolas e eventos. Ela conta que a trabalhabilidade apareceu em sua vida mesmo antes da formação superior. “Mesmo quando tinha outros empregos, fazia freelancer nos finais de semana com atendimento e recepção de eventos”, diz.

Depois que se formou, Ana Paula decidiu trazer o conceito para dentro da sua profissão. “Agregar o que a gente gosta de fazer ao trabalho é muito prazeroso”, ressalta. A psicóloga montou um consultório e, para conquistar pacientes, começou a dar palestras nas antigas empresas que havia trabalhado. Um desses lugares foi um call center. “Sabemos que há pouca atenção para pessoas dessa área, então criei uma palestra sobre os cuidados que se deve ter com a saúde mental dos atendentes de call center. Ao final de cada apresentação, deixava o meu contato com as pessoas”, conta. O retorno foi imediato e ela passou a ser chamada para mais e mais atividades.

Trabalho autônomo

Eliabe Serafim é formado em História, Recursos Humanos e Direito, tem mestrado em Direito do Trabalho e Relações Internacionais, e especialização nas áreas de Gestão de pessoas e Comportamento humano nas organizações. Atualmente, é professor em uma faculdade, faz doutorado em Direito do Trabalho e tem uma consultoria, pela qual realiza palestras e treinamentos empresariais.

Ele passou a investir em trabalhabilidade a partir do momento em que descobriu que a sua expertise estava além da carreira ocupacional. “As atividades que eu desempenhava na empresa enquanto empregado poderiam ser realizadas de forma autônoma e eu seria melhor remunerado”, afirma. Foi quando Eliabe decidiu negociar sua saída da empresa na qual trabalhava. “O mercado de trabalho é muito dinâmico. Se temos habilidades e não nos apresentamos, perdemos grandes chances. É preciso, muitas vezes, seguir a nossa intuição e não dar ouvidos a quem nos diz que não vale a pena tentar”, afirma.

Amor e liberdade

Márcia Carolina Ribeiro, mais conhecida por Marcinha Ribeiro, é formada em administração, com especialização em vendas, mas desde 2012 decidiu mudar a sua vida profissional. “Eu estava bem colocada no mercado e abri mão de um salário fixo para fazer o que sempre quis para minha vida: empreender e ser coaching. Foi quando comecei a investir em trabalhabilidade e me tornei protagonista da minha própria história”, afirma. Ela fundou a marca de cosméticos Kairós Profissional. Além disso, em 2014 se formou em life coaching e já começou a atuar na área. Hoje, Marcinha trabalha como coaching inteligência emocional para líderes.

A profissional conta que a trabalhabilidade influenciou na sua qualidade de vida, pois além de fazer o que gosta, não é obrigada a cumprir horários fixos. “Meu universo cresceu bastante e hoje o meu ganho é muito maior. Antes eu vivia o sonho de outra pessoa. Quando passei a viver o meu sonho, até a minha renda ficou melhor. Isso me trouxe vida na vida, não só sobrevida”, finaliza, satisfeita.

Você pratica a trabalhabilidade? conte-nos nos comentários!

Comentários