Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Você conhece sua vocação? Saiba quando procurar um teste vocacional

Nosso futuro profissional é algo importante e deve ser levado a sério, mas às vezes bate a dúvida. Ficar sem saber que caminho seguir não é sempre confortável - mas não é o fim do mundo também. Uma opção para quem não consegue decidir ou acha que não tem aptidão para nada é pedir ajuda a quem entende de gente e de carreiras e se jogar em uma orientação vocacional.
Por: Caroline Melo 03/01/2017 - 10:41
Teste vocacional
Saiba o que é e quando você deve fazer um teste vocacional.
O teste vocacional
A vocação é a inclinação natural que cada um tem, mas nem sempre é fácil de se perceber. A ideia de um teste vocacional é analisar e esclarecer alguns aspectos psicológicos e quais aptidões a pessoa tem. Esse teste, segundo Ana Paula Silva, psicóloga do Núcleo de Empregabilidade do Grupo Ser Educacional, deve ser aplicado por psicólogos, por ser bastante abrangente. “Ele compreende um teste projetivo, teste de personalidade e teste intelectual, sendo finalizado com uma entrevista”, explica Ana Paula. O objetivo é identificar características presentes na pessoa que passa pelo teste e que mostrem alguma afinidade com uma carreira. Mas essa orientação passa longe de tomar qualquer decisão para a pessoa: os testes só vão analisar as possibilidades naquele momento. 
 
Quando fazer o teste vocacional
A grande maioria de homens e mulheres que optam por ser testados dessa forma são os mais jovens. “São os alunos que estão saindo daquele turbilhão de conflitos adolescentes e devem decidir sua profissão após a escola, algo que vai mudar sua vida inteira” conta a psicóloga. Isso torna um pouco mais fácil se lançar em busca de uma carreira. 
 
Por causa da seriedade da testagem, a profundidade e o profissional correto são imprescindíveis. A descoberta de uma aptidão deve passar pelas mãos de alguém preparado, para que, naquele momento, o resultado seja realmente esclarecedor. “Você vai estar tentando tomar um rumo certo para aquele seu momento”, lembra Ana Paula. 
 
Outro benefício para aqueles que decidem fazer o teste vocacional é ter mais facilidade para escolher a instituição de ensino ideal também, caso decidam seguir o caminho apontado. É importante ter certeza de que a sua faculdade aproveite todo o seu potencial e lhe dê toda a estrutura necessária - de bibliotecas a laboratórios e oportunidades de carreira - para que sua vida profissional seja brilhante. As escolham podem ser difíceis, mas não dá para vacilar se você quer vencer na vida. 
 

Comentários