Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Carreiras


Veja 5 maneiras de escolher a carreira ideal

Em dúvida sobre qual curso fazer? Saiba como decidir sua profissão
Por: 21/12/2022 - 10:26 - Atualizado em: 21/12/2022 - 11:34
Confira as dicas e escolha a profissão certa para seu perfil

Escrito por: Gustavo Arland 


Uma das escolhas mais difíceis da transição da fase adolescente para a adulta é escolher uma profissão. Este assunto gera inúmeras dúvidas na cabeça de muitos jovens, em uma fase da vida em que tudo parece ser muito urgente, principalmente nos dias atuais. 

São muitos fatores a serem considerados ao escolher uma profissão. A decisão pode se basear pelo gosto pessoal, pelo interesse financeiro, por questões familiares, pelas habilidades que o indivíduo possui, dentre outros. Porém, muitos podem encontrar dificuldades para, de fato, se decidir. 

Está em dúvida? Confira 5 formas que podem te ajudar a escolher a profissão que mais se encaixe com seu perfil. 


 

1- REALIZE PESQUISAS SOBRE AS ÁREAS 

Pesquisar é o ato inicial pela escolha da profissão. Entender como funciona determinada área de interesse, pode ajudar a montar uma ideia do que o jovem almeja exercer. 

 

2- IDENTIFIQUE SUAS HABILIDADES 

Muita gente procura a profissão baseada no que o indivíduo tem de habilidades. Por exemplo: Se a pessoa tem boa escrita, pode ser uma boa investir em áreas que explorem esta habilidade de forma mais acentuada. Se realiza cálculos com facilidade, pode buscar profissões na área de ciências exatas. Esta é uma forma de afunilar as escolhas. 

 

3- ALIE A PROFISSÃO AOS GOSTOS PESSOAIS 

Se identificar com a profissão através do gosto pessoal, pode ajudar a chancelar a escolha. Um exemplo bem claro neste tópico, são as pessoas que gostam de esportes, que normalmente se identificam com a área de educação física e outras atividades que envolvam o âmbito esportivo. A profissão escolhida pode lhe gerar prazer e, consequentemente, motivação. 

 

4- FAÇA UM TESTE VOCACIONAL

Para quem tem dúvidas em que profissão escolher, o teste vocacional é um dos métodos mais usados e indicados. O teste tem o objetivo de “peneirar” as áreas de acordo com as características do jovem, proporcionando opções para uma escolha mais assertiva. 

 


5- PESQUISE O MERCADO DE TRABALHO E MÉDIA SALARIAL DA ÁREA/CARGO 

Tem alguma profissão em mente? Pesquise como anda o mercado de trabalho para a área de interesse. O mercado está em alta? Surgem comumente vagas de emprego? Tem boa remuneração? Estes tópicos também podem ser fatores determinantes para a escolha. 


Com estas dicas fica mais fácil escolher não é? Não perca mais tempo! Agende seu vestibular e dê os primeiros passos do seu futuro profissional aqui na *nome da instituição*. Para mais informações, acesse o (site da instituição) ou fale com a gente pelo atendimento rápido ou telefone 0800-281-9999.

Comentários