Veja 5 filmes relacionados ao carnaval e mantenha-se no clima da folia

Não saia do ritmo da festa de Momo nem quando estiver no sofá de casa
Henrique Nascimento Por: 09/02/2018 - 13:33 - Atualizado em: 09/02/2018 - 13:45
Veja 5 filmes relacionados ao carnaval e mantenha-se no clima da folia/Divulgação
Ninguém pode negar que o carnaval é um dos momentos do ano mais esperados pelos brasileiros. Outra paixão nacional é o cinema. Só em 2016, segundo a Ancine, foram contabilizados 184,3 milhões de espectadores, movimentando 2,6 bilhões de reais. Só existe uma coisa melhor do que uma paixão nacional: a junção de duas delas. Por isso, preparamos esta lista com sete filmes relacionados ao carnaval. Assim, mesmo quando não estiver seguindo o bloco ou dançando no camarote, você não vai sair do clima da folia. Confira!
Sete corações/Divulgação

1 Sete corações (2014)

Desde 2012 o Frevo, gênero musical com origem em Pernambuco, é considerado Patrimônio Imaterial da Humanidade pela UNESCO. Sete Corações é um filme que traz o amor pelo frevo documentado na visão de sete mestres dessa arte. A ideia partiu do maestro Spok e ganhou forma sob a direção de Déa Ferraz. Gravado durante um período de dois anos, o documentário lançado em 2014 acabou resultando em um frevo escrito por 14 mãos que dá nome ao filme.
Rio filme

2 Rio (2011)

Carlos Saldanha é um renomado brasileiro diretor de animações como Era do gelo (2002), Robôs (2005) e, recentemente, O touro Ferdinando (2017). Rio (2011) é um projeto dele que tem o enredo situado em sua cidade natal. No filme, Blue, a arara azul macho, é trazida para o Brasil com o objetivo de acasalar com a fêmea Jade. No entanto, ele é posto em uma aventura onde tem que desafiar seus limites e uma de suas principais cenas acontece em um desfile de escola de samba na Sapucaí.
Trinta - Filme (divulgação)

3 Trinta (2013)

Cada local do Brasil tem suas particularidades em relação a celebração da folia de Momo, seja nos blocos de rua, nos circuitos ou nas avenidas esperando a escola passar. E, quando falamos de escola de samba, um nome que se destaca entre os carnavalescos é o de Joãosinho Trinta. Ele ficou famoso por conduzir à vitória escolas como a Salgueiro e a Beija-flor. Trinta (2011) traz história do início de sua carreira no Rio de Janeiro, com certa ficcionalização, mas, ainda assim, uma homenagem ao homem que pôs na Sapucaí enredos luxuosos e questionadores.
Ó paí, ó - Filme (Divulgação)

4 Ó paí, ó (2007)

Protagonizado por Lázaro Ramos, Ó pai, ó (2007) se passa no último dia do carnaval em um cortiço no Pelourinho, localizado em Salvador. O filme é uma comédia que também coloca em pauta os contrastes sociais e aspectos da baianidade que transcendem a alegria do festejo. Além disso, toda a narrativa é regada com famosas canções baianas. O sucesso do filme desencadeou uma série de mesmo nome com dez episódios transmitidos entre os anos de 2008 e 2009.
Damas do Samba (Divulgação)

5 Damas do samba (2013)

Com o objetivo de tratar da presença da mulher na história do samba, Damas do Samba (2013) fala das intérpretes, das musas, das compositoras, das madrinhas e das carnavalescas. O enfoque vai desde o período escravocrata até os dias atuais, fazendo uma breve passagem pela história das personagens. Entre as personalidades está Dona Ivone Lara, conhecida como a matriarca ou rainha do samba, e Beth Carvalho, cantora e compositora do gênero.