Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Vai fazer o TCC? Saiba como não se perder no meio do caminho e manter o foco

Por: Ruan Reis 17/01/2022 - 11:16
Freepik
Quem está finalizando o curso superior provavelmente já começou a pensar no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). O projeto final é motivo de muita dor de cabeça e nervosismo entre os graduandos. Não é para menos, o trabalho envolve diversas etapas e demanda muito tempo de pesquisa, escrita e execução. Além da apresentação final.
 
Bastante leitura, saídas de campo, reuniões com o orientador, dúvidas com relação às normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), dificuldades de pesquisa… tudo isso realmente não é fácil. No entanto, para facilitar o processo de produção, elaborar um cronograma é uma das maneiras de não se perder no meio do caminho e manter o foco.
 
De acordo com Márcia Karine Monteiro, psicóloga e coordenadora pedagógica do curso de Psicologia da Uninabuco, existem 5 dicas importantíssimas para não se perder e manter o foco na produção do TCC, são elas: organizar o tema e buscar bastante informações; considerar a importância da temática para auxiliar a sociedade; descrever os assuntos dos quais você se sente mais seguro para falar; fazer pesquisas em fontes confiáveis; e planejar o tempo que irá se dedicar às pesquisas, escrita e releituras.
 
“Se manter em um ambiente tranquilo permite a leveza da mente para pensar e poder escrever. Busque dormir bem, pois é preciso ter equilíbrio da mente e do corpo para realizarmos as tarefas. Alimente-se corretamente para não ficar ansioso”, aconselha a psicóloga.
 
Vai começar a fazer o TCC e não quer se perder no meio do caminho e manter o foco? Então comece dividindo todo o projeto em partes. É fundamental tentar participar das orientações e entregar o que é solicitado dentro do prazo. Veja como você pode dividir a produção do seu trabalho de conclusão.
 
Primeira parte
 
- Defina o problema de pesquisa ou teoria;
- Elabore o tema do projeto;
- Faça o levantamento bibliográfico inicial;
- Anote todos os materiais e/ou instrumentos que serão utilizados;
- Apresente o pré-projeto de TCC ao seu orientador ou professor da cadeira;
 
Segunda parte
 
- Colete dados e informações necessários para sua pesquisa;
- Avalie e apure os resultados;
- Comece a produzir seu projeto;
- Escreva a introdução, metodologia, referencial teórico, considerações finais e referências.
- Finalização
 
Terceira parte
 
- Revise todo o trabalho, desde a ortografia as referências e normas ABNT;
- Entregue ao orientador para revisão;
- Entregue o TCC e marque junto com seu orientador o dia da banca;
- Elabore os slides e apresente.

Comentários