V Encontro Nabuco de Direito Ambiental é promovido pela UNINABUCO

A atividade acontece no próximo dia 6 e vai apresentar aos estudantes os debates contemporâneos acerca do tema
Assessoria de Comunicação Por: 30/10/2018 - 16:14
Imagem mostra simbolo do direito feito com plantas
O evento começa com uma mesa redonda sobre o direito urbanístico

Por: Diego Santos

A UNINABUCO – Centro Universitário Joaquim Nabuco Recife, realiza, no dia 06 de novembro (terça-feira), o V Encontro Nabuco de Direito Ambiental. Nesta edição do evento, o tema proposto é “A tutela jurídica do meio ambiente artificial: Narrativas e desafios das cidades”. As palestras ocorrerão no auditório da UNINABUCO, das 9h às 11h e das 19h às 21h, e as apresentações dos trabalhos ocorrerão à tarde, das 14h às 17h.

O objetivo do encontro é apresentar aos estudantes os debates contemporâneos acerca do direito ambiental. Foram convidados docentes da UNINABUCO e de demais Instituições de Ensino Superior – IES, pesquisadores da temática, da advocacia pública e privada, juízes e desembargadores.

O evento começa com uma mesa redonda sobre o direito urbanístico, a apresentação do vídeo "Manifesto pelo Recife" e palestras com profissionais da área jurídica. Durante a noite, ocorrerá o debate e apresentação do filme “Quem Mora Lá” e mais uma rodada de palestras, fechando o encontro.

Na tarde do evento, estudantes, professores e profissionais da área terão um espaço para apresentações de trabalhos sobre Direito Ambiental e debater suas pesquisas com membros do Poder Judiciário, do Ministério Público, advocacia pública e privada, pesquisadores e corpo docente. Para a participação desse segmento do encontro, é preciso ser docente ou aluno da graduação ou pós-graduação no curso em Direito e/ou em cursos de áreas afins da temática do Direito Ambiental de qualquer IES ou ainda profissional da área jurídica.

As propostas deverão ser submetidas em forma de resumo, de 22 de outubro até às 23h59 do dia 1 de novembro, contendo: nome do autor, instituição a que é filiado e o título do trabalho. Em seu corpo deve conter: objetivo, metodologia e resultados (se for o caso). A seleção dos trabalhos será feita pela comissão julgadora do encontro. O resultado do processo seletivo das apresentações será divulgado no blog do Curso de Direito e no quadro de avisos da UNINABUCO no dia 03 de novembro, bem como informado por e-mail aos autores dos trabalhos selecionados.

Segundo o coordenador do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ), Renato Fazio, esta edição do evento concentrará suas temáticas referentes ao cotidiano das cidades. “É necessário colocarmos em pauta os diversos problemas que a nossa cidade passa. A especulação financeira e a desigualdade social são fatores que crescem quando existe uma desorganização na administração. Vamos debater esses e vários outros temas para podermos ter uma maior consciência do nosso papel como profissionais e cidadãos”, explicou.

Confira o edital completo.

Programação:

ABERTURA

– Comissão organizadora

9:00/11:00

- Mesa Redonda: Teorias e práticas do Direito Urbanístico

- Exibição do vídeo “Manifesto pelo Recife” (6 minutos)

- O litígio em grandes projetos urbanísticos: o caso do Projeto Novo Recife.

- O Plano Diretor e a participação popular.

- As ferramentas jurídico-urbanísticas de combate à ociosidade de imóveis.

- A gestão da metrópole.

- Comunicação Oral dos Trabalhos Selecionados

19:00/21:00

– Cine-Debate sobre o filme “Quem Mora Lá?” (61 minutos)

- Direito, pobreza e cidade.

- Os movimentos sociais e a luta pelo direito à moradia.