UNINABUCO realiza VI Simpósio de Filosofia e Retórica em Direito

Objetivo é apresentar à comunidade acadêmica debates contemporâneos ligados a filosofia, retórica e ao combate a corrupção
Assessoria de Comunicação Por: Ruda Braga 15/05/2019 - 17:10
Imagem mostra óculos em cima da mesa
A UNINABUCO - Centro Universitário Joaquim Nabuco, no Recife, realiza o VI Simpósio de Filosofia e Retórica em Direito com o objetivo de apresentar à comunidade acadêmica debates contemporâneos ligados a filosofia, retórica e ao combate a corrupção. A atividade começa nesta quarta-feira (15) e segue a quinta-feira (16), das 9h às 11h e das 18h30 às 21h, no auditório da Instituição.

O evento contará com palestras, minicursos e apresentações de trabalhos científicos por docentes e alunos. Entre palestrantes estão: a doutora em Ciências da Linguagem e mestra em Filosofia, Dra. Martha Solange Perrusi; o doutor em direito e pesquisador da Universidad Nacional de Rosário, Dr. Ronaldo Bastos; a criminalista e delegada da Polícia Civil de Pernambuco, Patrícia de Oliveira Domingos, entre outros.

As palestras abordarão temas como: A boa retórica e a má retórica, segundo Platão; As revoluções da era moderna e a luta pelo bom governo; Da pragmática à prática da corrupção: a experiência profissional do advogado nos casos de corrupção; Pesquisa em Direito: deficiências e superação; A crise na Venezuela e as retóricas de reconhecimento do novo governo; Entre o Brasil real e o Brasil formal: combate à corrupção e método. O evento ainda contará com um minicurso de introdução à oratória, ministrado pelo professor e cientista político, Renato Hayashi.

Segundo a coordenadora do curso de Direito da UNINABUCO, Ana Paula Azevêdo, o Simpósio vai ajudar os estudantes na retórica, além do uso da Filosofia de maneira pragmática no Direito. "O Simpósio tem como objetivo apresentar análises a respeito de discursos e usos pragmáticos na filosofia e na política brasileira que envolvem a ética e o combate à corrupção; Refletir a respeito de políticas que envolvem discursos e comportamentos no combate à corrupção; Levar a comunidade universitária a refletir e combater focos de corrupção cotidiana por meio de campanha de esclarecimento utilizando vídeos e panfletos", afirma.

As inscrições podem ser feitas pelo site da UNINABUCO