Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


UNINABUCO realiza jornada sobre representatividade indígena

Atividade reuniu pesquisadores para debater políticas públicas direcionadas as populações indígenas
Assessoria de Comunicação Por: 22/04/2020 - 11:26 - Atualizado em: 28/04/2020 - 11:28
Na última sexta-feira (17), a UNINABUCO – Centro Universitário Joaquim Nabuco Recife realizou a I Jornada on-line da Instituição, com o tema “Abril Indígena”. A atividade seguiu até o sábado (18).  
 
Organizada pelos cursos de Direito, Pedagogia, Serviço Social e Psicologia, a jornada teve como objetivo falar sobre a realidade enfrentada pelos povos indígenas no território brasileiro, com um debate transversalizado e transdisciplinar.
 
Entre os palestrantes convidados estiveram dois representantes do povo Xukuru de Ororubá, Juruna Xukuru e Maiana Oliveira, a psicóloga indígena do povo Terena, Vanessa Terena, a Conselheira Federal do CRP/PE, Maria de Jesus Moura, o Prof. Eduardo Silva (UFPE) e várias pessoas estudiosas da temática de diversas instituições, além de professores da UNINABUCO Recife. 
 
Entre os temas abordados estão: a forma como os indígenas vivem no contexto urbano contemporâneo, a garantia de seus direitos, o acesso desses povos à educação, estudos sobre sua cultura, espoliação, restituição e diálogos sobre questões socioambientais. 
 
Para a coordenadora do curso de Direito da UNINABUCO, Ana Paula Azevedo, esse debate é enriquecedor para toda sociedade. “É importante destacar a necessidade de desenvolver políticas públicas que alcancem essa população, proporcionando equidade entre os povos”, disse.  

Comentários