UNINABUCO promove palestras sobre Direito Inclusivo

Evento faz parte da celebração pelo Dia da Pessoa com Deficiência
Assessoria de Comunicação Por: Peterson Mayrinck 21/09/2017 - 13:38
Palestram abordam inclusão de pessoas com deficiência

Em celebração ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, a UNINABUCO - Centro Universitário Joaquim Nabuco realiza, no dia 25 de setembro, uma série de palestras sobre a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. O evento, realizado entre 18h e 21h, é aberto ao público e as inscrições gratuitas podem ser feitas pelo site da Instituição.

As palestras irão abordar a Lei nº 13.146/2015 e suas repercussões, desde o âmbito do Direito Material ao Processual Civil. “As exposições têm o objetivo de fazer o estudante conhecer com objetividade a aplicação da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência”, comenta a coordenadora do Núcleo de Práticas Jurídicas, Manuella Nadége.

Com abordagens diferentes, o evento trabalha três palestras com docentes da UNINABUCO. Em sua fala, o professor Arthur Barros de Farias irá estabelecer o paralelo entre o Estatuto das Pessoas com Deficiência e a Convenção das Pessoas com Deficiência (PCD); já Ana Catharine Rodrigues irá expor sobre a educação inclusiva para as PCD; Ivna Cavalcanti Feliciano, por outro lado, irá refletir sobre os novos paradigmas da deficiência no Brasil.

Segundo a gestora, a ideia é que os alunos saiam do evento com mais conhecimentos sobre direitos humanos, especialmente na área de Direito Inclusivo - que é relacionado com a inclusão de pessoas com deficiência na sociedade. “É importante que todos saibam e possam estudar com amplitude o estatuto, que tem o objetivo de promover a equiparação de oportunidades entre as pessoas”, aponta Nadége.

O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência é celebrado em 21 de setembro. A data foi instituída por iniciativa de movimentos sociais, em 1982, e oficializado pela Lei Nº 11.133, de 14 de julho de 2005.