UNINABUCO debate Pigmentocracia e Educação Popular

Evento acontece na próxima segunda-feira (20), a partir das 18h
Assessoria de Comunicação Por: Ariana Catunda 16/11/2017 - 10:04
Imagem mostra diferentes pessoas negras
A pigmentocracia (ou colorismo) é o ato de discriminação pela cor da pele
Em comemoração ao Dia da Consciência Negra, a UNINABUCO – Centro Universitário Joaquim Nabuco realizará o “Quilombo Nabuco – Pigmentocracia x Educação Popular”. A atividade é uma realização do curso de Pedagogia, que busca aplicar as teorias de Paulo Freire nas práticas de combate ao racismo. O evento gratuito acontecerá no Auditório da Instituição na próxima segunda-feira (20), das 18h às 21h30, e oferecerá 200 vagas abertas ao público.

A pigmentocracia (ou colorismo) é o ato de discriminação pela cor da pele e, neste evento, o objetivo é debater sobre o conceito, a prática e os impactos desse termo no Brasil. “Vamos estabelecer relações entre sociologia, antropologia e neurociência no entendimento do comportamento discriminatório, elencando formas de combate, a partir de estratégias individuais e coletivas a partir das Metodologias Ativas”, explica o professor e coordenador do evento, Francisco Alexandrino.

Este evento acontece há três anos e está vinculado ao calendário de Responsabilidade Social da UNINABUCO Recife. Na ocasião, serão apresentados os resultados parciais da Pesquisa Étnico-Racial do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros, Indígenas e de Povos Tradicionais (NEABIT).

Os interessados em participar devemfazer a inscrição na assessoria de coordenação, localizada no 1º andar da Instituição. Como entrada é solicitada a doação de 1kg de alimento não-perecível.

Confira abaixo a programação completa do evento:

18h – Exposição dos estudantes do 4º NA e 4ºNB de Pedagogia | Educação Popular e Equidade Social
19h – Abertura do evento:  Direção Geral e Coordenação do curso de Pedagogia | UNINABUCO: Dos Princípios de Joaquim Nabuco à Educação Popular
19h40 - Pigmentocracia: O Que é Isso? | Odailta Alves, Francisco Alexandrino, Juliana Vitorino, André Luiz, Carlos Zidanes, Quilombolas
21h - Apresentação dos Resultados Parciais da Pesquisa NEABIT – EQUIPE NEABIT