Notícias › Resposabilidade Social

UNINABUCO agiliza processos cíveis de idosos do Paulista

A ação é realizada pelo TJPE em parceria com a faculdade, instruirá mais de 300 processos através da 4° Quinzena Pernambucana de Conciliação em Apoio ao Idoso
Assessoria de Comunicação Por: Rayane Guimarães 04/10/2017 - 10:31 - Atualizado em: 04/10/2017 - 10:57
Imagem mostra idoso em atendimento no Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da UNINABUCO Paulista
As audiências acontecerão no Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da UNINABUCO Paulista

Até o dia 16 de outubro, a Faculdade UNINABUCO, unidade Paulista Centro, sedia a 4° Quinzena Pernambucana de Conciliação em Apoio ao Idoso. A atividade é uma parceria com o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) e tem o objetivo de agilizar o andamento de processos dos Juizados Cíveis que envolvem pessoas com 60 anos ou mais que tenham audiências agendadas a partir de janeiro de 2018. As audiências acontecem de segunda a sexta-feira,  sempre das 13h30 às 17h20, no Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da instituição que também funciona como Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem do Paulista.

Com a campanha, serão avaliadas demandas cíveis e de relações de consumo que não ultrapassem o valor de 40 salários mínimos. Entre as demandas resolvidas na conciliação, estão indenizações de qualquer natureza, como: planos de saúde, contratos bancários, danos morais decorrentes de relação de consumo e perdas e danos causados por um produto ou serviço. Os advogados do NPJ da UNINABUCO participarão auxiliando as partes que estão sem assessoria jurídica, junto com defensores públicos.

Os estudantes de Direito da Instituição de Ensino Superior (IES) poderão assistir as audiências. Para o coordenador do curso, Diogo Ramos, eles terão a oportunidade de vivenciar na própria academia o desenrolar de uma demanda judicial. “Através da 4° Quinzena Pernambucana de Conciliação em Apoio ao Idoso, nossos discentes acompanharão na prática o que aprendem na teoria em sala de aula e aprenderão ainda mais observando de perto a atuação dos advogados”. Além disso, o professor destaca a importância social dessa ação. “Essa audiências vão desafogar o trânsito de demandas no TJPE. Na cidade do Paulista, serão resolvidos 342 casos”.

Dia Internacional do idoso - Com o objetivo de chamar a atenção de todos os países para as questões que envolvem os idosos, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu, em 1990, essa data comemorativa. O Brasil tem experimentado um aumento constante no número de pessoas da terceira idade. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), até 2055, a quantidade de pessoas com mais de 60 anos deverá superar o de brasileiros com até 29 anos. Hoje, são quase 24 milhões de brasileiros idosos. Com isso, nasce um desafio: incrementar, cada vez mais, campanhas de políticas de acolhimento aos idosos. Por isso, a campanha vem para reforçar a importância em oferecer serviços ágeis e qualificados à terceira idade.

Evento: 4° Quinzena Pernambucana de Conciliação em Apoio ao Idoso;

Data: 02 a 16 de outubro;

Horário: das 13h30 às 17h20;

Local: NPJ da Faculdade UNINABUCO Paulista - Bloco B;

Endereço: Rua do Rosarinho, nº 904, Paulista Centro. Ao lado do Shopping Paulista North Way.