Trabalhar e estudar ao mesmo tempo: rotina corrida e investimento no futuro

Quando se quer crescer na vida, deixar a própria marca e sonhar mais alto, o caminho às vezes é trabalhar e estudar ao mesmo tempo. A chave para lidar com a rotina e os perrengues é jogo de cintura.
Por: Caroline Melo 11/01/2017 - 09:49 - Atualizado em: 11/01/2017 - 14:36
Trabalhar e estudar às vezes pode ser difícil, mas vale a pena
Dedicar-se ao curso superior e ao trabalho ao mesmo tempo: não é tão fácil lidar com a correria e dar conta de tudo. Quem decide encarar essa rotina tem, geralmente, o objetivo de ascender na carreira profissional. Segundo o professor e coordenador do curso de Administração, Aureliano Barros, esses alunos são experts em manter seu foco. “Eles têm muita responsabilidade e vêm em busca de melhoria na carreira. Em sua maioria, sabem bem no que a faculdade vai mudar em sua vida”.

Dentro da sala de aula, ter voz e compartilhar ideias com os colegas é vantajoso tanto para os que trabalham quanto os que apenas estudam. Quando se trata de trabalho em equipe, quem tem experiência profissional traz uma bagagem enorme nesse sentido e também uma noção única de metas e controle de horários. Outro ponto a se valorizar é que quem trabalha e estuda divide com os parceiros de sala de aula informações sobre o mercado de trabalho.

Maril Berrondo (foto) tem 21 anos, está no 7º período de Administração da Joaquim Nabuco e já tem quase quatro anos de experiência no mercado. Sobre a rotina dupla, observa: “Eu considero uma vantagem competitiva”. Ele conta que consegue estar sempre atualizado e aplicar imediatamente o que aprendeu nas aulas no seu trabalho - ou levar para a classe as dúvidas que encontrou no emprego. Com isso, todos saem ganhando.

E como encarar de frente a rotina pesada?

Professor e aluno concordam que a chave para se dar bem nessa rotina é se adequar. “Com relação ao trabalho, eu me dedico apenas a ele durante o expediente”, conta Maril, que também faz questão de prestar bastante atenção às aulas, aproveitando o máximo possível do tempo em sala. Assim, sobra tempo fora da faculdade - mas nem sempre. Ele confessa que a rotina exige um pouco de sacrifício, mas ele mesmo explica porque não vacila: “Eu sei que vou ter um retorno lá na frente”.

Quer mais dicas?

Estabeleça prioridades
Saiba separar as coisas importantes e foque nelas. As que podem ficar para depois devem ficar para depois!

Não perca tempo
Tem uns minutos livres? Use-os para solucionar seus problemas. Se contar com a ajudinha da tecnologia, você pode usar seu celular, computador ou tablets para estudar nas horas vagas, dentro do transporte público ou no intervalo do trabalho sempre que precisar.

Crie cronogramas
Uma técnica importante para ter controle do tempo (que é o que mais aperta na rotina de quem trabalha e estuda) é saber bem que horas as coisas vão acontecer e de quanto tempo você vai dispor. Não esqueça de separar umas horinhas para o próprio lazer e para passar um tempo com sua família!