Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Situações emergenciais: Primeiros socorros

Saiba quando e como fazer o primeiro atendimento em caso de acidentes
Por: 31/08/2017 - 11:32

Por: Katarina Bandeira

 

Seja no trabalho, em casa ou durante um passeio na rua, qualquer um de nós está sujeito a presenciar situações emergenciais. Acidentes, lesões ou outra circunstância que envolva risco de morte para terceiros, acontecem quando menos se espera. Saber prestar os primeiros socorros pode fazer a diferença na hora de acudir alguém em dificuldade. É preciso avaliar a situação em que se encontra a vítima e aplicar uma série de técnicas para não acabar piorando o estado da pessoa que precisa de auxílio. Porém, apesar de não ser tão fácil realizar o primeiro atendimento é possível ter alguns cuidados. Confira:

O que são primeiros socorros

São os cuidados imediatos prestados às vítimas de mal súbito, acidentes ou que, por algum outro motivo, estão em perigo de morte. O objetivo de quem presta o primeiro atendimento é evitar o agravamento da situação até a chegada do socorro especializado. Manter a calma nesses momentos é o primeiro passo na hora de socorrer alguém. Usar o tom de voz tranquilo ao conversar com a pessoa socorrida é muitas vezes o que se pode fazer para preservar os sinais vitais, evitando assim o agravamento do quadro.

 

O que avaliar

Se você presenciou um acidente a primeira atitude a tomar deve ser ligar para o socorro especializado. Feito isso, analisar rapidamente a situação é fundamental para evitar perigos maiores. Observe se há fios elétricos soltos e desencapados no chão, quais são os riscos de explosão por vazamento de gás ou gasolina, risco de desmoronamento e até máquinas de trabalho e o tráfego de veículos no local.  Só então se dirija à vítima, com calma, para prestar o atendimento.

 

Quais são os primeiros socorros

A primeira etapa da avaliação é verificar se a vítima está consciente. Conversar um pouco com a vítima indica se ela está conseguindo respirar, além de ser um bom método de avaliação acerca do risco de piora. Manter a pessoa deitada, até certificar-se de que a lesão não tem gravidade, também é o ideal. Em casos graves verifique se é prudente dizer o que aconteceu ou, se apenas conversar sobre o que a vítima está sentindo é suficiente.

 

Direito da pessoa atendida

Mesmo que você esteja com a melhor das intenções na hora de ajudar alguém, em uma situação emergencial, lembre-se de que a vítima se negar a receber atendimento também é um direito dela. Isso pode acontecer por conta de crenças religiosas ou até falta de confiança em quem presta o socorro. A pessoa precisa estar consciente e com clareza de pensamentos para fazer a negativa, porém neste caso, a vítima não pode ser forçada a receber os primeiros socorros.

 

Cuidados gerais

Para a utilização de técnicas de salvamento é preciso ter feito algum curso que ofereça a especialização. Algumas graduações na área de saúde ou voltadas para o funcionamento adequado das condições empregatícias, como Segurança do Trabalho, abordam cadeiras específicas sobre o tema. No caso do ambiente corporativo é ainda mais importante ter um profissional da área para cuidar da prevenção de acidentes e, em caso de alguma situação emergencial, dar suporte à vítima até o socorro chegar.

 

Você já passou por alguma situação que precisou fazer uso de primeiros socorros? Conta para a gente nos comentários.

 

Comentários