Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Resposabilidade Social


Ser Educacional participa de Conferência da ONU em Nova York

Instituição é a única na área de Educação do Brasil a ter assento na Organização para discutir os direitos das pessoas com deficiência
Assessoria de Comunicação Por: Ariana Catunda 12/06/2018 - 17:21
Imagem mostra pessoas enfileiradas
Grupo é único da área de Educação no Brasil a ter assento na ONU para discutir os direitos das pessoas com deficiência
O Ser Educacional participará, de 12 a 14 de junho, da 11ª Conferência dos Estados Partes da Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (CDPD), promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, nos Estados Unidos. Esta será a segunda vez que o Grupo fará parte da delegação que irá representar o Brasil no evento.
 
O grupo pernambucano, representado pelo seu Instituto Ser Educacional, é a única instituição da área de Educação no Brasil a ter assento na ONU para discutir os direitos das pessoas com deficiência e está entre as dez entidades brasileiras credenciadas pela Organização em 2017. “Esse tipo de discussão reforça e legitima a necessidade de desenvolver trabalhos cada vez mais inclusivos. Participar de um evento deste porte prova quão relevantes são os nossos projetos e a nossa atuação voltados para pessoas com deficiência”, destaca o diretor-presidente do Ser Educacional, Jânyo Diniz. 
 
O tema central abordado em 2018 será “Deixando ninguém para trás através da implementação completa da CDPD”. “Debateremos a promoção de estatísticas de alta qualidade sobre deficiência e desagregação de dados por status de deficiência para a plena realização dos direitos das pessoas com deficiência”, detalha o coordenador de Responsabilidade Social do Ser Educacional, Sérgio Murilo Jr, que representa o Grupo no evento. 
 
A Conferência será uma oportunidade de divulgar os projetos exitosos do Grupo: Praia sem Barreiras, Bike sem Barreiras, Circo Social (para jovens com Síndrome de Down), Mães Produtivas (bolsas de estudo EAD para mães de bebês com doenças raras, em especial microcefalia), Mãos Livres (bolsas de estudo EAD para jovens com tetraplegia), Calçada Sensorial, dentre outros. 
 
O encontro oportuniza o intercâmbio de experiências e a aproximação entre as nações que estão trabalhando para a implementação da Convenção e, no Brasil, da Lei Brasileira de Inclusão (LBI).  “Temos grandes desafios pela frente, uma vez que, ao ratificar a Convenção, assumimos diversas obrigações para garantir a equiparação de oportunidades entre pessoas com e sem deficiência em todo o território nacional”, ressalta Sérgio. 
 
A sessão deverá incluir, entre outros itens da agenda, a eleição de nove membros do Comitê sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. Entre os candidatos, está a deputada federal Mara Gabrilli, que terá a chance de ser primeira especialista brasileira a ocupar esse cargo para configurar o envolvimento de governo e sociedade civil brasileiros com o tema.

Comentários