Saiba proteger seu roteador contra ataques de hackers

Criminosos podem usar brechas para aplicar golpes e até roubar senhas
Assessoria de Comunicação Por: Mário Victor Tavares 14/07/2020 - 16:02 - Atualizado em: 14/07/2020 - 16:19
Roteador
Aumentar a segurança do seu roteador é fundamental
O roteador é o equipamento que administra o acesso da rede da nossa casa à internet. Ele é responsável por orientar os caminhos utilizados por computadores, celulares, vídeo games e até televisores. Sabendo disso, hackers procuram brechas para desviar nossa navegação para sites maliciosos, roubar senhas e aplicar golpes.

Não é difícil inibir esse tipo de ação, com os próprios provedores já impondo algumas medidas de proteção. Porém, criminosos sempre buscam outros caminhos vulneráveis para conseguir entrar na rede, mesmo sem permissão. Além de falhas como senhas fracas, um dos principais inimigos nessa defesa é a idade, pois, nem sempre os fabricantes continuam produzindo atualizações para os equipamentos.

O coordenador do curso de Rede de Computadores da UNINABUCO – Centro Universitário Joaquim Nabuco Recife, Arlindo Correia, deu dicas de como se proteger. “Talvez alguns precisem da ajuda de um técnico, mas, no geral, com conhecimentos básicos em computação conseguimos configurar”, esclareceu.

A primeira dica é: mude a senha do administrador do roteador. Esses equipamentos têm um sistema de gestão onde é possível controlar todas as suas funções. “Esse painel é acessado pelo navegador da internet e, normalmente, vem com dados básicos para login, isso facilita os ataques”, alertou.

Segundo Arlindo, outro passo importante é conferir se o roteador está atualizado. “A maioria deles não possui atualização automática. É preciso ir ao site do fabricante e conferir a versão mais recente. Caso seu equipamento tenha sido cedido pelo provedor da internet, é provável que esteja atualizado, mas é bom entrar em contato com eles para ter certeza”.

Desabilitar a administração remota também é importante. O professor explica que isso pode ser feito pelo painel do roteador e limita o acesso a ele apenas a computadores que estão na sua casa.

Para finalizar, Arlindo lembra que também é bom alterar a senha da rede WiFi. “Use a criatividade, coloque trechos de músicas e misture com ditados, por exemplo. Mesmo que precise anotar em algum lugar para não esquecer, prefira senhas longas”, orientou.

Ao consultar o fabricante, é possível saber se o modelo do seu roteador foi descontinuado. Caso tenha sido ou apresente falhas e foi cedido pelo seu provedor, ele deve fazer a substituição por outro equipamento. Fique atento aos seus direitos e proteja a rede da sua casa.