Saiba de uma vez por todas a diferença entre artigo e resenha

A principal diferença entre artigo e resenha está na finalidade e na estrutura dos textos
Por: 15/03/2023 - 16:13 - Atualizado em: 16/03/2023 - 10:08
(Pexels)

Escrever textos acadêmicos pode ser muito desafiador, mas ao compreender os gêneros textuais a vida dos estudantes pode melhorar bastante. Para começar, é importante saber que esses textos têm a finalidade discutir uma temática em estudo durante a formação profissional em determinada área ou curso.

Utiliza-se uma linguagem clara e objetiva dissertando sobre um objetivo ou problema de autoria do estudante ou então recomendada por um ou mais docentes. “Ler e ao mesmo tempo realizar resumos, pode ajudar a melhorar a escrita e ter o hábito de reescrever o que foi lido auxilia na desenvoltura da escrita”, explica a psicóloga Márcia Karine.

Agora, para acabar de vez com suas dúvidas sobre artigo e resenha, vamos entender suas principais diferenças. Confira:

Na produção de um artigo apresenta-se um estudo completo e detalhado sobre um tema específico, com uma estrutura bem definida que inclui introdução, revisão de literatura, metodologia, resultados e conclusão. Geralmente, o objetivo de um artigo é contribuir para o avanço do conhecimento em uma determinada área.

Para deixar seu artigo ainda melhor, basta incluir ler a pauta com atenção; entender qual seu objetivo e também definir como alcançar esse objetivo na escrita. Além disso, acrescentar palavras-chave para pesquisa corretamente direcionamentos para o tema escolhido, complementar a pesquisa com dados estatísticos ou levantamentos, elaborar o esqueleto do seu artigo e utilizar intertítulos a seu favor.

Já uma resenha é um tipo de texto crítico que tem como objetivo analisar e avaliar uma obra, como um livro, filme, peça de teatro, exposição de arte, entre outros. Nesse gênero, você deve apresentar uma síntese do conteúdo da obra e uma análise crítica, destacando seus pontos fortes e fracos, e fornecendo uma opinião fundamentada sobre o seu valor e relevância.

Entre as características para dar um up no seu texto, basta identificar e apresentar a obra analisada, não deixar o leitor confuso, faça um panorama inicial, descreva a estrutura da obra, discorre sobre conteúdo, faça sua análise crítica, além de discorrer um pouco sobre o autor. Ou seja, a principal diferença entre artigo e resenha está na finalidade e na estrutura dos textos.