Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Saiba como a música pode ajudar a melhorar o rendimento nos estudos

Por: 12/04/2022 - 11:40
computador-celular-música-estudos-foco-concentração
Saiba como a música pode ajudar a melhorar o rendimento nos estudos

Existem diversas estratégias para melhorar o rendimento nos estudos. Das mais clássicas, como estar em um local silencioso e calmo, até das mais não-convencionais, como quem estuda no transporte coletivo, as maneiras são infinitas. Porém há uma prática que acompanha muitos estudantes na busca pelo foco e o rendimento, que é a música. Há diversas playlists disponíveis com diferentes ritmos e gêneros que auxiliam na absorção do conhecimento, além de técnicas ligadas à música que podem ser utilizadas para memorizar informações. 

Confira aqui algumas dicas como usar a música em seu proveito.

 

Música de “videogame” ajuda na concentração

Durante as últimas décadas a indústria do videogame tomou grandes proporções no mundo, sendo possível observar que jovens passam horas concentrados nas telas. Até que pesquisadores concluíram que a música de muitos jogos eletrônicos são fundamentais para manter o cérebro ativo em uma única atividade por tanto tempo. O ritmo repetido e a melodia sintética ajudam a mente em atividades que exigem concentração, como leitura e escrita.

 

Contribui com a memorização

Além de estudar ouvindo música, uma outra forma de melhor captar os assuntos é transformar o conteúdo em uma canção. Dessa forma, uma palavra dita vai ativar na memória o restante da letra e da melodia, e todo o material será facilmente lembrado. Muitas pessoas criam paródias de músicas conhecidas, tornando mais fácil ainda para lembrar os detalhes. Assim, a possibilidade de você não esquecer mais o assunto é bem maior.

 

Estimula a criatividade

A música é uma força potente que nos leva a diferentes lugares e faz crescer emoções dentro de nós. Nos estudos, esses estímulos têm potencial de desenvolver novas capacidades de percepção e de imaginação. Essas habilidades permitem que a mente consiga reter as informações provenientes dos estudos. Assim, mesmo os assuntos mais complexos podem ser aprendidos de maneira mais fluida, ajudando a aprofundar os estudos por mais tempo.

 

Agora que você entendeu um pouco mais sobre o poder da música na hora dos estudos, o que você está esperando para colocar seu fone de ouvido e começar suas leituras? Comente aqui também sobre suas experiências!

 

Comentários