Notícias › Carreiras

Saiba como montar um portfólio em pedagogia

Um bom portfólio pode incluir as melhores experiências profissionais, além de boas produções acadêmicas
Por: 20/05/2022 - 08:49

Escrito por Suellen Fernandes

Por ter uma formação multidisciplinar que lança profissionais não somente na área de educação, mas preparados para atuar em outros segmentos do mundo corporativo, a pedagogia permite que quem deseja atuar na área saia na frente com um documento que mostre os melhores trabalhos e experiências no segmento.

Além do currículo, que mais resumidamente apresenta a trajetória de cada pessoa, o portfólio reúne os melhores trabalhos e experiências de um profissional. É neste documento que será mostrado um projeto, um artigo ou atividade que tenha relação com o que a pessoa pretende atuar.

Entender como criar, o que aplicar e as ferramentas para a realização do seu material, é fundamental para atrair os objetivos na carreira. Acompanhe as dicas para arrasar nas informações do portfólio com orientações da coordenadora do curso de Pedagogia Uninassau EAD, Rozário Azevedo.

O que é importante ter no portfólio?
Como dito anteriormente, o portfólio é uma coleção dos principais trabalhos e projetos que você atuou ou pretende atuar. Além de informações que tenham relevância para o seu trabalho como pessoa pedagoga, “a ideia é que ele conte a sua trajetória profissional para deixar claro o quanto você é fortalecida profissionalmente”, indica a gestora do curso de pedagogia, Rozário Azevedo. Se a pessoa é professora da educação básica, pode inserir um texto publicado sobre o currículo da educação infantil, ou seja, algo que tenha relação com o que você vem praticando profissionalmente.

A construção do portfólio
O documento pode ser em formato de texto, impresso, virtual ou eletrônico para mostrar suas habilidades. As opções de apresentação são muitas e é importante que o documento tenha qualidade. “Se você tem a opção de fazer em texto, que ele seja objetivo e conte de fato aquela experiência de forma direta, mas se for fazer em imagem, que elas sejam boas para comunicar bem aquilo que você vai contar a partir do ponto de vista desenvolvido”, indica Rozário. Algumas das plataformas de criação de conteúdo são o Canva, o Behance e o WordPress

Portfólio para quem não tem experiência
Para quem está no curso ou não tem muita experiência, é interessante ser claro sobre este ponto, se apresentar de forma clara e sem se alongar muito, e mostrar o que você é capaz de fazer. É possível mostrar os melhores trabalhos. “Mostrar um texto que foi produzido com um grupo de estudos, em uma disciplina, uma nota, um parecer de um congresso, um voluntariado, algum empreendimento por mais embrionário que ele esteja”, orienta a coordenadora Azevedo. Ou seja, mostrar aquilo que você tem de bagagem na área.

E por fim, o objetivo do portfólio
Se você quer um emprego ou entrar em um grupo de estudos, seu portfólio precisa atender ao objetivo que você quer alcançar. Uma dica da coordenadora Rozário Azevedo é ter fluidez, além do objetivo. Guiar o conteúdo que o seu portfólio vai mostrar, como isso será feito, além de por qual razão foi feita a escolha daquele tema ou projeto e os resultados a serem alcançados são caminhos para quem ainda não criou mas pretende estruturar um portfólio.

Ter clareza desses pontos vai ajudar na sua apresentação e contar uma trajetória que vai fazer seu documento  render bons resultados.