Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Saiba como fazer o seu plano de carreira

Planejamento ajuda a ampliar as expectativas profissionais e traçar objetivos
Por: Katarina Bandeira 29/03/2018 - 18:35

Definir um plano para a carreira, que nada mais é do que o caminho que você irá percorrer até chegar ao cargo que deseja. Foto: Freepik

 

Há algum tempo, o caminho percorrido pelos funcionários de uma empresa era estipulado pela própria instituição. Era atribuição do empregador mostrar quais as habilidades eram necessárias para uma promoção e o que cada trabalhador poderia esperar do cargo, como salários, expectativa de crescimento e competências adquiridas. Assim, o contratado poderia pensar no futuro dentro da empresa em 10, 20, até 30 anos. Apesar desta ainda ser uma prática comum, definir um plano para a carreira, que nada mais é do que o caminho que você irá percorrer até chegar ao cargo que deseja, está virando um planejamento pessoal.

Mudar para crescer

Se no início, o objetivo da maioria das pessoas que se lançava ao mercado de trabalho era arrumar um emprego estável e ali ficar até a aposentadoria, hoje, podemos observar uma mudança no mercado. Não é que galgar uma posição crescente na firma tenha saído de moda, porém, cada vez mais traçar um plano de carreira tem se tornado uma decisão pessoal, feita não necessariamente para o mesmo local de trabalho, mas conquistando maiores e melhores competências.

Traçando um plano tradicional

Uma dica para quem quer traçar um plano de carreira é começar já no momento da entrevista de emprego. Converse com o recrutador sobre suas expectativas em relação a firma antes mesmo da contratação. Isso ajudará você a saber se há um plano de cargos, quando e como você poderá participar dele e até mesmo até onde você poderá crescer junto à organização.

Para isso é importante conhecer bem a área de atuação do negócio que você deseja fazer parte e também ficar de olho no mercado. Tente conversar com alguém da mesma área, que já trabalhe na instituição. Isso será importante para conhecer um pouco mais sobre o local que você irá integrar. Deixe claro que seu objetivo não é apenas o salário, mas sim o crescimento mútuo, tanto profissional quanto do ambiente corporativo.

Tenha objetivos claros

Se você não quer se perder no caminho da carreira dos sonhos é preciso estabelecer metas a curto e longo prazo. O plano de carreira pode ter diferentes objetivos e durar tempos diferentes para cada pessoa. Cada um define o que é melhor para si, se altos salários ou até mesmo migrar para uma unidade em outra cidade/estado. Se você nunca fez um plano, tente começar por um de curto prazo.

Caso esteja trabalhando ou pretenda ingressar em uma organização de estrutura formal, confira qual organograma já foi definido e comece a pensar em como chegar lá. É importante lembrar que esse tipo de mudança de rota não acontece de uma hora para outra. Subir os degraus da companhia, assim como desenvolver as competências que o levarão até lá, pode levar meses ou até mesmo anos.

Fique atento as novidades

Empresas de vários tipos e tamanhos estão sempre surgindo no mercado. Se seu interesse é em alguma organização com pouco tempo de atuação e que está em fase de expansão é mais difícil prever o futuro em relação a carreira. Nesse caso, trabalhar pelo crescimento das instituição pode fazer com que você não apenas seja bem visto na firma, como o fará com que vocês cresçam juntos.

 

Gostou das nossas dicas? Conta para a gente se você já iniciou o seu próprio plano de carreira!

 

Comentários