Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Resenha crítica: 6 passos para um texto de sucesso

Por: 19/04/2022 - 11:20

Escrito Por: Lara Tôrres

Seja na escola, em cursos livres, universidade ou pós-graduação, um dia todo estudante precisa entregar uma resenha crítica como trabalho de avaliação para sua nota. Apesar de ser um tipo de texto comum, muitos estudantes não conhecem suas características, por isso não sabem como fazer diante da solicitação do professor. 

Se esse é o seu caso, não se desespere! Estamos aqui para lhe ajudar a descobrir o que é uma resenha crítica, suas características e o que a diferencia de um resumo, por exemplo, além de encontrar um passo a passo de como fazer uma resenha digna de uma bela nota. 

O que é uma resenha crítica?

A resenha é um texto que se destina a avaliar obras dos mais diversos tipos - livros, filmes, peças teatrais, artigos, livros, capítulos ou séries, por exemplo - destacando os aspectos mais importantes, de acordo com a avaliação que você fez ao ler ou assistir o conteúdo que deseja resenhar. 

Uma boa resenha é aquela que não se limita a descrever a obra, mas sim vai além e traz uma seleção das ideias mais relevantes e as analisa, deixando clara a visão e interpretação do estudante sobre o conteúdo resenhado. 

Além disso, há uma ordem específica de organização das ideias no texto, que deve, necessariamente, ter uma introdução, uma etapa de desenvolvimento dos argumentos e, por fim, apresentar uma conclusão.

Para melhorar a análise, é importante relacionar a obra com outros textos, ideias, e até mesmo a outras obras que você conhece e tratam do mesmo tema, de maneira assertiva e com coesão e coerência entre as ideias apresentadas em seu texto. 

Não confunda resenha com resumo!

Um erro comum de alunos que se deparam com a missão de escrever uma resenha crítica é simplesmente resumir o que foi visto ou lido, sem analisar de fato, sem levantar argumentos para mostrar o que achou positivo e negativo no conteúdo analisado. 

O resumo também é um gênero comum na vida de qualquer estudante e, embora se pareça com a resenha, há uma diferença crucial entre ambos. O resumo se limita a apresentar, em poucas palavras e de forma objetiva, uma descrição de uma obra literária, cinematográfica, televisiva, teatral ou acadêmica, mas a resenha exige uma análise por parte de quem escreve.

Veja agora o passo a passo para construir uma resenha crítica

1 - Anote pontos importantes 

Enquanto estiver lendo, ouvindo ou assistindo à obra que será resenhada, preste bastante atenção e tome notas, guardando os pontos principais e suas impressões diante do que está analisando. Isso será útil na hora de organizar as ideias. 

2- Pesquise sobre a obra

Vá atrás de informações como data de lançamento, autor(es), e o contexto em que a obra foi produzida. Isso te ajudará a ter uma visão mais ampla e crítica sobre o tema. 

3- Desenvolva uma linha de raciocínio 

Defina os caminhos que você percorrerá em sua análise. Ela será puramente técnica, incluirá questões subjetivas?

4- Comece sua introdução

Faça um resumo inicial da obra, nem todo leitor do seu trabalho necessariamente conhece o produto analisado. De maneira sucinta, apresente informações técnicas e o enredo da obra, ou uma explicação sobre o que é abordado (no caso de um artigo, por exemplo). 

5 - Vamos ao desenvolvimento 

Aqui você apresentará sua análise propriamente dita. Uma forma de facilitar o trabalho é dividir a análise em blocos, eixos temáticos. Por exemplo, ao analisar um filme, é possível dedicar uma parte ao enredo, outra ao relacionamento das personagens, uma terceira ao impacto causado no público e outra destacando quais são os pontos fortes e os defeitos. Num livro, artigo ou série, a análise pode ser dividida por capítulos

Também é no desenvolvimento que você deverá traçar relações entre a obra analisada e outros produtos que você conhece e têm conexão com o tema, com questões sociais e situações do cotidiano.

6 - Enfim, a conclusão

Retome os pontos principais da sua análise, dando uma espécie de veredito para o leitor entender bem o que você achou da obra afinal de contas. Se quiser, você pode finalizar atribuindo uma nota de avaliação. Seguindo esse passo a passo, com certeza você produzirá ótimas resenhas!

Comentários