Quando inovar no currículo?

Entenda qual o tipo de currículo mais indicado para você.
Por: Taísa Silveira 23/06/2017 - 10:34 - Atualizado em: 30/06/2017 - 11:09
Quando inovar no currículo? / Freepik
Saiba quando apostar em um currículo inovador

Por: Henrique Nascimento

Quando você está procurando uma vaga de emprego o primeiro passo geralmente é preparar um currículo. Mas, uma dúvida pode aparecer: é melhor deixá-lo mais simples ou apostar no inusitado? Alguma postagens na intenet trazem vários modelos inovadores de currículo, mas será que é realmente mais indicado usar um deles? Para ajudar a esclarecer essa dúvida, nós te mostraremos os prós e os contras de um currículo estilo “moderninho”.

Leia também: 7 coisas que você nunca deve fazer no currículo

10 perguntas que todo recrutador faz nas entrevistas de emprego

Não há uma resposta padrão para o tipo de currículo que todo mundo deve usar, mas existem algumas coisas que devem ser levadas em consideração na hora de escolher qual o melhor modelo de currículo para você. Confira!

Considere o perfil da empresa
A primeira coisa que deve ser levada em consideração na hora de tentar inovar no currículo é o perfil da empresa que você pretende tentar uma vaga. Se a empresa tem um perfil conhecido por ser inovador e “fora da casinha”, um currículo em formato diferente talvez seja interessante para os recrutadores. Se a empresa for conhecida por sua tradição e renome no mercado, a aposta é em um currículo tradicional e objetivo. Currrículos 'pavão branco', que trazem o diferencial de profissionais com maior experiência e versatilidade, costumam agradar e chamar mais atenção.

Considere o perfil da vaga
Também é muito importante considerar o tipo de vaga que você deseja. Para vagas de publicidade e design de produtos, por exemplo, é interessante inovar porque é isso que a profissão pede todos os dias, novas ideias. Para um trabalho que pede que você seja organizado e mais tradicional não faz sentido você se apresentar enquanto pessoa que não segue padrões, justamente porque são os padrões que são valorizados em profissões mais análiticas e que trabalham diretamente com organização.

Considere o seu perfil
Não adianta nada um currículo ser inusitado e descontraído se você é uma pessoa mais clássica e que prefere manter os padrões. Pense no currículo como uma apresentação pessoal e faça ele refletir aquilo que você deseja transmitir a respeito de si mesmo.

Pense no recrutador e na plataforma de envio do currículo
Quando escrevemos qualquer tipo de texto devemos pensar no nosso leitor. Pense no recrutador como o leitor destinatário do seu currículo e sempre use a língua padrão para a escrita, a conhecida norma culta. Sem esquecer de ser objetivo. Pense em como ele vai receber esse material, se for por e-mail faça em um formato de página de leitura para mídia digital, um arquivo pdf em formato de uma tradicional folha de papel A4 e na vertical. Jamais envie currículos na posição diagonal, nem em qualquer posição ou formatos que dificultem a leitura do recrutador. Se ele for receber o currículo fisicamente, você pode pensar em fazer alguma coisa mais inovadora, desde que sejam levados em conta os pontos abordados anteriormente aqui no post.

Depois dessas orientações basta que você avalie tanto a você quanto a empresa que deseja ingressar e aposte naquilo que melhor se encaixa para ambos os perfis. Depois é cruzar os dedos e esperar que o recrutador enxergue em você o que ele precisa e te chame para a próxima fase do processo que pode ser uma entrevista de emprego. Nós já falamos aqui sobre os cinco passos para ser escolhido pelos recrutadores, dá uma olhada

Deixe sua opinião sobre que tipo de currículo pretende escolher, um mais tradicional ou um inovador? Comente aqui embaixo.