Professor apresenta artigo em Congresso Internacional de Ciências Forenses

O InterFORENSICS é o maior evento de Ciências Forenses da América Latina e ocorre em Brasília
Assessoria de Comunicação Por: Fabiana Francelino 13/04/2017 - 09:39
imagem mostra a foto do professor Diogo Ramos
O artigo será apresentado em forma de pôster
De 23 a 25 de maio a capital federal do Brasil, Brasília (DF) receberá o maior evento de Ciências Forenses da América Latina, o InterFORENSICS. A conferência é realizada pela Academia Brasileira de Ciências Forenses e pela Sociedade Brasileira de Ciências Forenses, e reunirá diversos profissionais como peritos criminais, médicos-legistas, demais policiais civis e federais, juízes, membros do Ministério Público, defensores públicos, advogados, pesquisadores e estudantes das diversas áreas das ciências forenses.

Um evento essencialmente científico, a convenção terá em sua programação apresentação de trabalhos em formato oral ou em pôster, além de palestras com referências internacionais em perícia forense, discutindo a Ciência e o Direito. Integrando o time para apresentação de artigos científicos quem participa é o professor e coordenador do curso de Direito da Faculdade Joaquim Nabuco,unidade Paulista, Diogo Ramos.

Com o tema "A Perícia Judicial Sob à Égide do Novo Código de Processo Civil Brasileiro", o artigo será apresentado em forma de pôster, e irá abordar as sensíveis alterações da perícia no novo código de processo civil brasileiro, investigando os aspectos que tornam a perícia cada vez mais indispensável para a resolução dos fatos que extrapolam o conhecimento esperado de um homem-médio, normalmente exigidas em noções técnicas e científicas.
Pela primeira vez na conferência, o coordenador fala da experiência em participar de um evento internacional deste porte. “A perícia forense desempenha papel fundamental na solução dos mais diversos casos levados ao crivo do judiciário. Todo trabalho pericial é feito com base em análises minuciosas e em observância à lei. Os peritos buscam, através de exames, comparações e análises científicas, esclarecer determinados fatos suscitado em sede processual. Assim, participar da conferência é uma oportunidade importante para contribuir com a ciência forense, pois permitirá a absorção de conhecimentos que serão compartilhados com os nossos alunos”, declara.

Para a diretora da Faculdade, Michela Macêdo, “o Interforensics é o maior evento integrado de Ciências Forenses da América Latina. Essa reunião de profissionais, pesquisadores e estudiosos dá possibilidades para que a comunidade acadêmica possa avaliar, estudar e, principalmente, discutir e tentar replicar as descobertas das ciências forenses. Para um profissional que ocupa o status de coordenador do curso de Direito, a participação neste tipo de evento torna-se ainda mais importante pois estimula alunos e professores a seguir o caminho da pesquisa e das discussões acadêmicas”, comemora.