Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Papel da ONU no resgate democrático é tema de palestra

Evento aborda questão de “constitution-making” em países em transição democrática
Assessoria de Comunicação Por: Peterson Mayrinck 20/10/2017 - 09:33
Bandeira da ONU
Palestra aborda questão constitucional no âmbito da ONU

A UNINABUCO - Centro Universitário Joaquim Nabuco promove, no dia 24 de outubro, uma palestra sobre o papel da Organização das Nações Unidas (ONU) no resgate da ordem democrática em países em transição. O evento, aberto ao público e gratuito, será realizado no auditório da Instituição das 18h às 21h.

Durante a palestra As intervenções da ONU no processo de constitution-making nos estados em transição política, a professora Carina Barbosa Gouvêa aborda o papel das Nações Unidas na construção de Constituição em países que passam por momentos de crise ou redemocratização. “A problemática que envolve este assunto constitui-se na verificação da aptidão institucional da ONU em contribuir para a geração de uma constituição legítima naqueles países em estágios de redemocratização”, comenta a conferencista.

A doutora em Direito Público já trabalhou o assunto em sua tese de doutorado com estudo de caso sobre o Timor-Leste e compartilha sua experiência na exposição. “Desde a década de 90 a ONU realizou mais de cem experiências empíricas de ‘constitution-making’ em países como, por exemplo, o Timor-Leste, Haiti, Sudão, Afeganistão, Nepal e Egito”, explica.

Além da questão da democracia, o evento tem como focos o constitucionalismo de transição, de transformação e democrático, assim como a construção de uma constituição pela ONU e a crise institucional e política. “O cenário que será explicado na palestra acaba por acomodar a atual crise política e de materialização dos direitos fundamentais que estamos enfrentando no Brasil”, indica a docente.

A UNINABUCO está localizada na avenida Guararapes, número 233, no Centro do Recife.

Comentários