Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Opinião


A ousadia de sonhar

Janguiê Diniz - Fundador e Presidente do Conselho de Administração do grupo Ser Educacional - Presidente do Instituto Êxito de Empreendedorismo
Assessoria de Comunicação Por: 09/03/2022 - 15:34
Ao deitarmos e fecharmos os olhos, adentramos um mundo por vezes fantástico, no qual vivemos histórias diferentes das nossas, visitamos lugares que nem ao menos conhecemos e fazemos o impossível. Os sonhos que temos durante a noite podem ser incríveis, mas não devemos esquecer também daqueles que temos durante o dia, acordados, como trabalho da racionalidade e dos desejos. Sonhar é o que motiva a vida e impulsiona realizações e, como tal, deve ser um ato constante.
 
Entenda-se: sonhos de vida não são apenas devaneios. Ao contrário, podem e devem ser objetivos, propósitos, desejos reais. Por mais impossíveis que pareçam. É preciso sonhar, do contrário, começa o processo de morte. E não basta sonhar, pois esse é apenas o primeiro passo, um “mapa” para o sucesso. Após o sonho inicial, deve-se transformá-lo em um projeto de vida, um propósito, e, de maneira estruturada, traçar metas e buscar cumpri-las com empenho, determinação, compromisso, disciplina, persistência, foco, criatividade, inovação e muito trabalho. Quando se age assim, o universo conspira a favor da materialização daquele sonho.
 
Em suma, o sonho se faz válido quando motiva a ação, pois, como defende Roman Romancini, “sonho sem ação é mera alucinação e pode se transformar em frustração”, o que é uma aberração. Não se pode sonhar e ficar apenas entregue à imaginação. O sonho hipotético de nada adianta, uma vez que não gera resultados. Ele precisa, na verdade, ser um motor que leve adiante.
 
Também é importante refletir sobre a ousadia de sonhar grande. Muitas pessoas evitam pensar em coisas grandiosas por terem medo ou pensarem que não são capazes de tais realizações. Ora, quanto maior sonharmos, mais conquistaremos. É preciso ter, sim, sonhos impossíveis – mas, por “impossíveis”, não se entenda serem inexequíveis, porém grandiosos. Importante ressaltar que tais sonhos impossíveis podem se tornar possíveis com algumas técnicas. A melhor estratégia é dividir um grande objetivo difícil em pequenas metas alcançáveis. Assim, aos poucos, chega-se ao destino desejado. Para isso, planejamento é essencial, traçando as estratégias para a realização de cada marco.
 
Quem quer realizar algo na vida, crescer e se desenvolver, precisa ser ousado. E tudo começa pela ousadia de sonhar, ter sonhos grandes, colocá-los em mira e trabalhar muito para realizá-los. Disciplina, dedicação e obstinação fazem parte dessa jornada. Sonhos não foram feitos para permanecerem enterrados na mente, mas para florescerem e darem belos e numerosos frutos. Cabe a cada um cultivá-los.

Comentários