Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Cultura


Os sons de Recife e Olinda

Por: 12/03/2020 - 16:24

Recife e Olinda. As cidades irmãs comemoram nesta quinta-feira (12) 483 e 485 anos, respectivamente. Repletas de pontos turísticos conhecidos mundialmente, as metrópoles também têm suas próprias trilhas sonoras. Estas, podem não ser tão populares quanto seus espaços ou esculturas. 

Para celebrar esse aniversário, preparamos uma lista com algumas músicas que caracterizam cada uma das cidades. Entre os cantores escolhidos, nomes como Alceu Valença e Lenine não poderiam ficar de fora do repertório. Já entre os ritmos, o que não poderia faltar é o popular brega funk. O som, nascido nas periferias de Recife, saiu de Pernambuco para conquistar todo o Brasil. Confira os hits:

 

Recife:

  1. Ninguém fica parado - Shevchenko e Elloco, Maneirinho do Recife

“Tô com uma novidade nova, essa é muito fácil e dentro do brega ninguém vai ficar parado. Esse é o passinho mais fácil que eu inventei! Lança tu, que eu já lancei”.

 

  1. Leão do Norte - Lenine

“Eu sou mameluco, sou de Casa Forte. Sou de Pernambuco, eu sou o Leão do Norte.”

 

  1. Menina dos olhos do mar - Lenine

“Olha o Recife, da grande festa popular.Dos bravos guerreiros que a história nos deu. Dos arranha-céus e sobrados. É pra você que a gente oferece a loa. Pra essa terra tão boa. Abre a janela e canta: Minha cidade! Menina dos olhos do mar. Dos mascates, dos mercados. Das pontes dos tempos de Holanda.”

 

  1. Recife, minha cidade - Reginaldo Rossi

“Recife tem encantos mil. É... É um pedacinho do Brasil. É um paraíso tropical. Tem... Tem um acervo cultural. Ela é a Veneza desse Brasil. É entrecortada por muitos rios. A capital do meu Pernambuco, capitania que deu mais lucro.”

 

  1. A Praieira - Nação Zumbi

“No caminho é que se vê. A praia melhor pra ficar. Tenho a hora certa pra beber. Uma cerveja antes do almoço é muito bom pra ficar pensando melhor”


 

Olinda:

 

  1. Anunciação - Alceu Valença

“Na bruma leve das paixões que vêm de dentro. Tu vens chegando pra brincar no meu quintal. No teu cavalo, peito nu, cabelo ao vento e o sol quarando nossas roupas no varal. Tu vens, tu vens! Eu já escuto os teus sinais! Tu vens, tu vens! Eu já escuto os teus sinais!”

 

  1. Olinda, Cidade Eterna - Capiba

“Olinda, cidade heróica, monumento secular da velha geração... Olinda! Serás eterna e eternamente viverás no meu coração!


 

  1. Casa Caiada - Eddie

“Ainda há fogo em mim. Queria sempre assim: dia de luz, festa do azul celestial. Casa Caiada. Água Salgada. Imaginando a vida toda submarina, deitada na estampa colorida da toalha.”

 

  1. Elefante - Almir Rouche

“Olinda! Quero cantar a ti esta canção. Teus coqueirais, o teu sol, o teu mar, faz vibrar meu coração, de amor a sonhar. Em Olinda sem igual. Salve o teu Carnaval!”

 

  1. Sereia - Orquestra Contemporânea de Olinda

“Eu vi a sereia cantar. A melodia era triste e me fez chorar. Eu vi a sereia cantar. A melodia era triste e me fez chorar. Era triste a noite e eu tristonho a pensar.”

 

Comentários