Os 10 melhores salários da área de Direito

Uma das principais razões que têm atraído cada vez mais a busca por esta profissão, é a possibilidade de polpudas remunerações, que podem ultrapassar até os R$ 25 mil
Por: Taísa Silveira 03/11/2017 - 17:29 - Atualizado em: 06/11/2017 - 17:45

Escrito por Rebeca Ângelis

Seguir carreira na área de Direito requer esforço, dedicação e muito estudo. Principalmente porque, para ingressar na carreira e se consolidar no mercado, exige muita competência do advogado para vencer a concorrência. Uma das principais razões que têm atraído cada vez a busca por esta profissão é por conta da boa remuneração, que pode ultrapassar até os R$ 25 mil reais.

De acordo com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), existem 5 campos em que o bacharel do direito pode atuar e destacar-se financeiramente. Listamos aqui quais são essas 5 áreas. Confira!

Conheça também o nosso curso de Direito

Direito Jurídico x Advocacia

Antes de qualquer coisa, é preciso esclarecer que a área de Direito se divide em dois tipos de atuação, a Jurídica e Advocacia, além de serem também executadas no serviço público e privado.

A área jurídica é voltada para quem deseja atuar como delegado de polícia, defensor público, assistente judiciário, promotor, procurador e juíz.

Já na advocacia tem, como principal requisito, que o profissional atue somente depois de ser aprovado pelo famoso exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). As áreas de atuação defendem interesses de clientes, com base na legislação brasileira estabelecida.

Advogado da União

A função de cargo público é responsável por assessorar juridicamente os órgãos da administração pública federal. Um advogado pode trabalhar na União,por meio de Concurso Público, e ganhar um salário acima de R$ 16 mil.

Delegado Federal

Também enquadrado em cargo público, o Delegado da Polícia Federal (PF) atua na execução de operações sigilosas e em medidas de segurança de grande porte. A média salarial desta função é em torno de R$ 15,3 mil, podendo aumentar com remunerações extras.

Direito Civil

Considerado o maior nicho de Direito brasileiro, essa área abrange solucionar questões ligadas a questões de interesses individuais ou em conjunto, como separação, adoção, divisão de bens, entre outras. No Direito Civil se dividem especializações como Responsabilidade Civil, Direito Contratual, Direito da Família e outros mais. Os advogados que trabalham nesse segmento se dividem em níveis, com isso variam as faixas salariais.

*Advogado Sênior: entre R$ 8.600 e R$ 17.000

*Advogado Pleno: entre R$ 6.000 e R$ 13.500

*Advogado Júnior: entre R$ 3.300 e R$ 7.500

Direito Empresarial

Essa área é voltada para quem tem interesse em trabalhar com assuntos que incluam o comércio. É um segmento que analisa a defesa da sociedade empresária com interesses comerciais, relacionados à concorrência, adesão ou recuperação de empresas, marcas, etc. Como no Direito Civil, os salários variam de acordo com a ocupação do cargo.

Advogado Sênior: entre R$ 8.100 e R$ 22.000

Advogado Pleno: entre R$ 5.600 e R$ 12.000

Advogado Júnior: entre R$ 3.800 e R$ 7.200

Procurador da República

Considerado um defensor dos Direitos coletivos, sociais e humanos, o Procurador da República é responsável por promover ações penais, instaurar inquéritos e ações públicas. Também é função do procurador controlar as atividades policiais. O salário inicial que essa função é executada fica em torno de R$ 25 mil.

Juiz Federal

É Responsável em trabalhar com assuntos que abrangem interesses do país, bem como internacionais e relacionadas aos Direitos Humanos. É um dos cargos mais concorridos dentro da área de Direito, e consequentemente, exige um nível bastante elevado de conhecimento por parte dos candidatos. O salário inicial é em torno de R$ 23 mil.

E você, tem interesse em atuar em Direito? Conta para a gente!