Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Neuropsicopedagogo: O que é e como atuar na área?

A especialização estuda a relação entre o sistema nervoso e a aprendizagem humana
Por: 06/12/2022 - 12:08
Para fazer a especialização, é necessário ter formação em psicologia ou pedagogia. (Pexels)

Escrito por: Maya Santos

A educação passa por diversas mudanças ao longo dos anos a fim de trazer mais inovação para o setor e melhorar a qualidade do ensino. Para celebrar o Dia do Neuropsicopedagogo, entenda quais são as possibilidades de atuação que podem promover um verdadeiro divisor de águas para sua carreira. 

Segundo levantamento realizado pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios , do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 52% da população com idade até 25 anos tem, no máximo, ensino médio incompleto. Esse déficit gera uma janela de oportunidades para uma área promissora: a neuropsicopedagogia, uma ciência interdisciplinar.

Isso porque possui conhecimentos de mais de uma área, que, neste caso, envolve um pouco de pedagogia, psicologia e neurociências, ou seja, o profissional estuda a relação entre o sistema nervoso e a aprendizagem humana. Quer saber mais e navegar sobre as possibilidades da profissão? Então, continue a leitura! 

Entenda como você pode atuar na área

O primeiro passo é realizar a graduação no curso de psicologia ou pedagogia, logo após é necessário fazer uma especialização para atuar. “O neuropsicopedagogo é uma especialização mais ampla, porque envolve três áreas da ciência. É uma especialidade que fazemos alguns testes que podem ser aplicados pelo neuropsicopedagogo, são testes restritos e que auxiliam no desempenho do estudante.  Então a gente faz questões de reabilitação, uma avaliação”, afirmou a neuropsicopedagoga Márcia Karine. 

É importante destacar que os profissionais podem atuar em escolas, em clínicas e também em hospitais. Compreenda como você pode atuar nesses campos:

ESCOLAS

Com o objetivo de reduzir os índices de repetência e evasão na escola, o neuropsicopedagogo trabalha para descobrir os transtornos que corroboram para a dificuldade na aprendizagem. O profissional também atua na inclusão escolar, como crianças mudas e surdas, que possuem necessidade de acompanhamento especializado. 

CLÍNICAS

Com foco no desenvolvimento cognitivo, assim como em crianças autistas, o profissional elabora práticas que melhoram a habilidade de raciocinar, de resolver problemas e de se expressar, por exemplo.

HOSPITAIS

Já em hospitais, a ação é em torno do planejamento de intervenções e programas terapêuticos que promovam a reabilitação cognitiva. Entre os casos mais comuns estão as pessoas com Alzheimer ou que sofreram AVC (Acidente Vascular Cerebral).

Esse trabalho, por sua vez, acontece de forma mais individual, pois depende da necessidade de cada paciente. No entanto, o objetivo segue o mesmo, possibilitar uma vida com mais autonomia e bem-estar.

Para chegar lá, e dar um up na sua vida acadêmica, que tal começar hoje sua graduação? Na Uninabuco, você encontra uma equipe de profissionais qualificados e dispostos a te preparar para o mercado de trabalho. Venha fazer parte da nossa turma em 2023!

Comentários