Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Não existe milagre: os perigos das dietas que prometem perda rápida de peso

Não caia no conto da dieta milagrosa. Perda de peso só é eficiente com persistência e tempo
Por: Camilla de Assis 29/01/2018 - 11:30
Dieta milagrosa
Dieta milagrosa
Um novo ano começa, e com ele as promessas de perder peso. E é nesse momento  que surge a variável mais perigosa entre manter uma dieta saudável ou aderir a uma dieta “milagrosa”. Nesse tipo de regime, as pessoas se privam de nutrientes, consomem apenas alimentos líquidos e fazem entre outras loucuras para diminuir quilos na balança. Entretanto, usar desses artifícios para perder peso é um perigo para o corpo e pode até mesmo causar o efeito inverso.
 
Para evitar também problemas mais sérios como disfunções renais, é preciso tomar cuidado com as dietas milagrosas. De acordo com o professor do curso de Nutrição da UNINABUCO Diego Ricardo, não existe forma de perder peso rapidamente. O processo de emagrecimento é gradual e exige força de vontade e empenho. Confira algumas situações, trazidas com ajuda do docente, sobre os perigos das dietas ditas milagrosas.
 
Dificuldade em atingir o objetivo
Não é incomum acontecer o efeito inverso quando se pratica dietas milagrosas: fica difícil perder peso. Isso porque o metabolismo vai trabalhar mais lentamente, já que alguns nutrientes não serão enviados nem absorvidos pelo corpo. Além disso, também pode ocorrer a perda da massa magra e não da gordura, que é o objetivo de quem pretende perder peso. Tudo isso acarreta em frustração corporal e psicológica, já que a pessoa está se alimentando restritamente e sem obter resultados.
 
Consequências mais graves
O perigo maior é fazer uso frequente dessas dietas que prometem milagres. A perda excessiva de vitaminas, junto à permanência desse hábito pode ocasionar na sobrecarga de alguns nutrientes, ocasionando a má funcionalidade de alguns órgãos. “Problemas renais, diabetes, dislipidemias (colesterol anormalmente elevado ou gorduras no sangue), pancreatite, deficiências enzimática, perda de libido e dificuldades metabólicas são alguns dos problemas que estudos já relataram”, explica o professor Diego Ricardo.
 
Não existe milagre
“O milagre, na verdade, é fazer uma pessoa que quer perder peso entender que o processo de perda de gordura corporal não pode se dar da noite para o dia, como muitos pensam”, salienta Diego. Ainda segundo o professor, para perder peso não existe outra alternativa: a combinação deve ser força de vontade e correta reeducação alimentar. Embora esteja no senso comum que as pessoas desejosas em emagrecer devem se adequar à alimentação, os nutricionistas partem do princípio que, se a o indivíduo não apresenta patologias, um cardápio deve ser elaborado de acordo com o estilo de vida dele, não o contrário.
 
E aí, gostou do tema? Conte pra gente nos comentários!
 

Comentários