Nabuco Recife realiza Simpósio de Retórica e Filosofia Aplicada ao Direito

O evento, que vai debater sobre Ética e crises na sociedade, acontece nos dias 22 e 23 de março, no auditório da instituição
Assessoria de Comunicação Por: Bruna Suianne 17/03/2017 - 14:17 - Atualizado em: 20/03/2017 - 08:13
Imagem mostra símbolo da justiça
O evento vai debater sobre Ética e crises na sociedade e no Direito
Com o objetivo de integrar a comunidade acadêmica local pro meio de uma reflexão a respeito das crises institucionais que instigam a sociedade e o mundo do Direito nacional, a Faculdade Joaquim Nabuco, unidade Recife , promove entre os dias 22 a 23 de março, o IV Simpósio Nabuco de Retórica e Filosofia Aplicada ao Direito. O encontro, destinado aos discentes da instituição, acontece no auditório, nos turnos da manhã, das 9h às 12h, e noite, das 18h às 21h.

Docentes e alunos de várias Instituições de Ensino Superior que observam os fenômenos jurídicos terão a oportunidade de trazer ao debate suas pesquisas e conclusões interdisciplinarmente, palestrando a respeito das várias crises que envolvem os ramos do Direito sob a ótica da Ética filosófica e jurídica. Outra finalidade do evento é estimular a comunidade acadêmica da Faculdade Joaquim Nabuco a novas pesquisas e críticas que fortaleçam a formação integral de seu corpo institucional, formando desta maneira, cidadãos íntegros e conscientes.

Para a coordenadora do Núcleo de Práticas Jurídicas da unidade Recife, Manuella Nadége, o encontro é importante para que o aluno possa criar afinidade com os temas desenvolvidos. “ Essas discussões permitem aos estudantes de Direito uma aproximação com conteúdo da filosofia, além de uma aproximação com debates relacionados a uma sociedade mais justa e ética”, salienta.

A Faculdade Joaquim Nabuco fica localizada  na Avenida Guararapes, 233 – bairro de Santo Antônio, Recife.

Confira abaixo a programação completa:

- Quarta-Feira  (22/03) das 9h às 12h:
Palestras:

“A crise do conceito de constituição: por uma sociologia das constituições? ” - Dr. Alexandsre da Maia

“Ética e Direito na teoria dos sistemas de Niklas Luhmann” - Dr. Artur Stamford

“A retórica da ilusão das massas pelos governos” - Msc. Joelson Vale

- Quarta-Feira  (22/03) das 18h às 21h:
Palestras:

“Entre a técnica jurídica e a estratégia política: qual o momento ideal para proferir decisões judiciais?” - Drndo. Ronaldo Bastos

“Lógica e retórica” - Drndo. Ítalo Oliveira

“A Ética e os limites da Interpretação” - Drndo. Lourenço Torres

- Quinta-Feira  (23/03) das 9h às 12h: