Notícias › Resposabilidade Social

Nabuco Paulista realiza palestra sobre valorização de Pessoas com Deficiência

O encontro visa estimular o cooperativismo dentro do mercado de trabalho através do enaltecimento da diversidade
Assessoria de Comunicação Por: Bruna Suianne 16/03/2017 - 15:11 - Atualizado em: 16/03/2017 - 15:25
Imagem mostra uma pessoa guiando uma cadeira de rodas
O valor que os colaboradores com deficiência podem agregar nas organizações é a temática do evento

Na próxima terça-feira (21), em homenagem ao dia Internacional da Síndrome de Down, o Núcleo de Empregabilidade e Carreiras da Faculdade Joaquim Nabuco, unidade Paulista, promove uma palestra sobre o valor que os colaboradores com deficiência podem agregar nas organizações. O encontro, que começa a partir das 11h, acontece no bloco A, na sala 215 do terceiro andar da instituição. A pedagoga e intérprete de Libras da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Irany Silva, ministra os debates do evento, que tem como objetivo estimular o cooperativismo dentro da sociedade, através da valorização da diversidade.

Em 2015, o Ministério do Trabalho divulgou os dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), que apontam que 403,2 mil pessoas com deficiência atuam formalmente no mercado de trabalho, o que corresponde a um percentual de 0,84% do total de vínculos empregatício no país. De acordo com o último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil possui cerca de 45 milhões de Pessoas com Deficiências (PDCs).

Para Gleison Albuquerque, coordenador acadêmico da unidade, é necessário que o mercado de trabalho esteja atento a inclusão dessas pessoas, no sentido de fazer com que elas se sintam acolhidas e partícipes nos processos internos das empresas. “As instituições têm papel de protagonista, devendo desenvolver os muitos talentos que elas possuem. A faculdade Joaquim Nabuco sente-se honrada em se fazer mediadora desse diálogo entre estudantes, comunidade acadêmica e outros diversos âmbitos da sociedade.  Entendemos que esse é um dos papéis de uma instituição de ensino superior; promover o debate acerca da inclusão”, finaliza.

Para participar, é necessário se inscrever presencialmente no Núcleo de Empregabilidade e Carreiras da unidade, ou através do e-mail empregabilidade.paulista@joaquimnabuco.edu.br . O evento é gratuito e as vagas são limitadas. A Faculdade Joaquim Nabuco fica localizada na Rua Senador Salgado filho, S/N – Paulista Centro.