Nabuco Paulista em parceria com o TJPE lança projeto para estudantes voluntários

Podem participar estudantes a partir do 1° período nas áreas de Humanas,Exatas e Saúde
Assessoria de Comunicação Por: Fabiana Francelino 27/01/2017 - 09:16 - Atualizado em: 27/01/2017 - 09:20
imagem mostra reunião com equipe do TJ e Faculdade
O Projeto prevê a participação de todos que estiverem matriculados a partir do 1° período.Foto: Alesson Freitas
A Faculdade Joaquim Nabuco, unidade Paulista em parceria com o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), lançam o projeto “Desenvolvendo a Carreira – A Prática Profissional no Judiciário”. Uma ação voltada para a participação voluntária de alunos no âmbito do Poder Judiciário de Pernambuco.

Destinada aos estudantes do ensino superior maiores de 18 anos, o projeto possibilita o desenvolvimento de atividades práticas relacionadas ao curso de graduação, proporcionando o aperfeiçoamento técnico, cultural, científico e no campo das relações humanas.

O Projeto prevê a participação de todos que estiverem matriculados a partir do 1° período dos seguintes cursos: Administração de Empresas, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Ciências da Computação, Direito, Economia, Educação Física, Engenharia, Enfermagem, Fisioterapia, Medicina, Pedagogia, Psicologia, Secretariado e Serviço Social.

O coordenador do curso de Direito da Faculdade, professor Diogo Ramos, fala da importância em firmar uma parceria com o órgão e o quanto será benéfica a participação dos alunos da unidade. "A investidura nessas atividades voluntárias contribui de forma significativa para o desenvolvimento pessoal e profissional do aluno, possibilitando a descoberta de novas aptidões, favorecendo o aumento do círculo de amizades e trazendo a satisfação da certeza com a escolha acadêmica do estudante.

Ele completa. “Mesmo sem a relação de emprego estabelecida, os voluntários devem observar o regulamento interno adotado pela instituição, para que exista uma efetiva organização no desenvolvimento das atividades. Assim, temos a certeza de que a iniciativa do TJPE agregará enorme valor à formação dos universitários, permitindo ainda a prática da responsabilidade social".

Coordenado pela Gerência do Serviço Voluntário, setor vinculado à Diretoria de Gestão Funcional da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP), a previsão de início é para 1° de fevereiro. O gerenciamento da demanda, necessidade e contato com a faculdade, fica aos cuidados do próprio TJPE. O servidor ou magistrado será o orientador, cujo nome deverá constar no termo de adesão. A instituição de ensino seleciona o estudante e o professor fará o acompanhamento da frequência e a avaliação do estudante.

A carga horária prevista totaliza três horas diárias. Ao término do período de exercício das atividades, o estudante receberá o certificado de participação voluntária, emitido pela Secretaria de Gestão de Pessoas do TJPE, contendo o local e a duração do voluntariado.

Mais informações relacionadas à atribuição da Nabuco Paulista, serão divulgadas em breve.