Muitos estudantes começam o período mais relaxados, sem se preocuparem com as provas iniciais e trabalhos, deixam tudo para semana que de fato são pedidos. O “empurrar com a barriga” acaba gerando o acúmulo de conteúdos, que não são absorvidos da forma que deveriam. O resultado é dor de cabeça e provas finais para obtenção de pontos que poderiam nem ser a preocupação do momento. Separamos algumas dicas simples que podem ajudar você na aprovação em disciplinas sem dor de cabeça. Confira!
Organize seu tempo
Procure analisar quanto do seu dia é voltado para o estudo. Veja se consegue dedicar no mínimo meia hora por dia para isso. Monte um cronograma e deixe visível. Mantenha o foco para tentar bater sua meta diária de estudos, se não conseguir cumprir a meta em um dia, passe para o outro, mas não desista. Tente fazer disso uma rotina.
Lembre que sua graduação não se resume a ir para as aulas
Cumprir essa atividade é mais difícil ainda para quem estuda à noite, trabalha durante o dia e tem a família para dar conta. A melhor forma é aproveitar pequenos intervalos do dia, como pós-almoço, transporte público e aulas vagas para ler textos, artigos, material de apoio, aquelas pequenas demandas que os professores recomendam para ajudar no conteúdo e o aluno acaba postergando demais e deixando passar.
Adapte a faculdade à sua vida
É melhor cursar menos matérias e ser aprovado em todas do que tentar adicionar disciplinas que não vão receber sua total atenção e colecionar reprovações. Pense nisso na hora da matrícula semestral. Ponha as prioridades em jogo e veja como pode conciliar tudo para obter o melhor de você e da faculdade.
Dedique-se às disciplinas que você mais tem dificuldade
As matérias mais difíceis merecem mais atenção, mas isso não significa deixar outros assuntos de lado. O ideal é procurar material de apoio, vídeos, textos e melhores formas de compreender a matéria. Trocar ideias com os colegas e ver o ponto de dificuldade em comum torna a busca por soluções de problemas mais fáceis.
Mantenha no cronograma os momentos de lazer
Não abra mão de se distrair com os amigos e com a família. Faz bem! Além disso, ajuda a aliviar o estresse diário, revigora e ainda faz com que a próxima semana comece de maneira mais leve. Saber manter um equilíbrio em tudo que se faz é bem interessante.
Comentários