Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Listas de alimentos que ajudam a melhorar o rendimento nos estudos

A nutricionista Flávia Ribeiro explica que é essencial que o estudante não pule os horários das refeições
Por: 06/09/2022 - 14:03 - Atualizado em: 06/09/2022 - 14:05
Listas de alimentos que ajudam a melhorar o rendimento nos estudos
Evitar alimentos ultra processados é uma das recomendações da nutricionista Flávia Ribeiro | Foto: Pexels

Escrito por Maya Santos

“Mente sã, corpo são". Esse ditado popular diz muito sobre como devemos tratar nosso corpo para que nossa mente tenha um bom desempenho. Também sabemos que estudar demanda energia e para conseguir ter um bom rendimento é importante que os estudantes tenham um olhar mais cuidadoso sobre si. 

Por isso, a atenção à alimentação é um caminho que pode potencializar o aprendizado e dar mais disposição. Mas, como a alimentação pode ajudar a melhorar o rendimento nos estudos? Continue a leitura para descobrir! 

Para ajudar você, entrevistamos a professora e nutricionista Flávia Ribeiro, que é especialista em Nutrição Clínica Funcional e Esportiva. Segundo a especialista, é essencial que o estudante não pule os horários das refeições.

“O ideal é sempre manter o café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e uma ceia ou lanche, porque assim nós vamos manter o nível de glicose e demais nutrientes circulando no nosso corpo para serem utilizados”, explicou. 

Além dessa recomendação, a nutricionista Flávia Ribeiro, listou alguns alimentos que devem ser ingeridos e que podem auxiliar no desempenho acadêmico, e, consequentemente, na disposição corporal como um todo.

Veja os alimentos e suas funções a seguir:

Leguminosas, tais como o feijão, a ervilha, a lentilha, o grão de bico e a soja em grão. 

Grãos, farelos e farinhas integrais, tais como arroz, linhaça, aveia, cevada, milho, trigo.

Pães e biscoitos integrais, como pão centeio, farinha integral e milho. 

Proteína animal, ou seja, ingestão de carne vermelha, pois elas são ricas em vitaminas do complexo B, tais como a Vitamina B12 que tem importante função na transmissão neuronal. 

Peixes em geral, principalmente salmão, sardinha e atum, pois possui o Ômega 3 que atua na memória e é um poderoso oxidante. 

Consumo de frutas vermelhas, como morango, framboesa e amora, são ricas em antioxidantes e ajudam a prevenir o envelhecimento cognitivo e eleva o desempenho do raciocínio e memória. 

Queijos e derivados do leite são ricos em Fósforo, que está presente nas membranas celulares dos neurônios, além de ter Fosfato, que são fundamentais para o raciocínio. 

Ovos, sobretudo a gema que é rica em Colina, substância derivada de um aminoácido denominado serina (associada à sensação de bem-estar). 

Cenoura, pois é fonte de Betacaroteno, que é um propulsor da Vitamina A, que protege as membranas neurais e ajuda na eliminação de radicais livres. 

Café que é tem cafeína e é um estimulante cerebral, mas essa substância também pode ser encontrada em chás, como o chá preto e verde e até guaraná. 

Folhas verdes escuras, como espinafre, brócolis ou couve, são ricas em Vitamina B9, ou seja, o Ácido Fólico, que melhora a circulação cerebral e reduz a possibilidade de demência. 

Em contrapartida, Flávia recomenda que os estudantes evitem consumir produtos ultraprocessados, tais como salgadinhos, refrigerantes, biscoitos, além de embutidos.

Para finalizar, Flávia recomenda que o estudante faça um “detox do sono”. Mas, como fazer isso? “Tenta baixar a luminosidade do local que você vai dormir, desligar a tela e não ter luz acessa para reduzir o estímulo cerebral. Você também pode fazer a utilização de chá calmante, lavanda ou camomila”.

>> Entenda o perigo de passar muito tempo sem se alimentar

 

Comentários