Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Inteligência artificial: conheça alguns dos dispositivos mais espertos

Você já ouviu falar em Inteligência Artificial (IA)? A área, ainda em ascensão de exploração no mundo, já possui alguns importantes frutos. Conheça alguns dos aplicativos, dispositivos e softwares mais inteligentes!
Por: 08/08/2017 - 17:24
Conheça alguns dos aplicativos, dispositivos e softwares mais inteligentes
Conheça alguns dos aplicativos, dispositivos e softwares mais inteligentes

*Por Camilla de Assis

 

Inteligência Artificial (IA). Duas palavras que são muito exploradas no mundo da ciência da computação e que também entram com muita intensidade no campo imagético das pessoas, por meio das produções de filmes a respeito do tema. O segmento significa nada mais do que a capacidade de elaborar dispositivos tecnológicos que tenham capacidades humanas de raciocinar, “sentir”, tomar decisões, perceber, ou seja, ter inteligência.

Na atualidade, a IA é um campo de bastante exploração por partes de especialistas. As condições atuais de vivência social e o avanço da tecnologia, junto às necessidades humanas, faz com que sejam desenvolvidos diversos dispositivos que sejam capazes de realizar atividades inteligentes para o homem.

Mas a IA não é uma tecnologia apenas cinematográfica. Filmes como O Homem Bicentenário, AI - Inteligência Artificial e Eu, Robô são obras de ficção científica que retratam as inteligência de seres inorgânicos. O mundo real também traz a IA para o dia a dia. Smartphones, redes sociais e softwares são alguns mecanismos que trazem à tona as tecnologias inteligentes.

No mundo real também, alguns cursos de graduação precisam formar pessoas que conseguem desenvolver a expertise no tema. O curso de Sistemas de Informação da UNINABUCO e da Faculdade UNINABUCO possuem, em sua grade curricular, a disciplina de IA.

Confira abaixo alguns aplicativos, dispositivos e softwares que possuem Inteligência Artificial evidentes em suas funções. Aproveite e também veja alguns aplicativos criados exclusivamente para os idosos.

 

1 - Siri

Se você possui um smartphone da Apple, os famosos iPhones, a partir do iOS 7, já pode ter um nível de interação com esse software que é um exemplo de IA. A assistente pessoal Siri é um tipo de “secretária” dentro do seu celular. Com ela, você consegue desde ter conversas com o mínimo de interação emocional, até mesmo a enviar mensagens por meio de aplicativos somente pelo comando de voz.

2 - SimSimi

O aplicativo disponível para iOS e Android viralizou recentemente e se trata de uma conversa, no estilo do WhatsApp, com um ser virtual chamado SimSimi. O bichinho é capaz de captar emoções com base no que você fala com ele e interage de maneira praticamente humana.

3 - Softwares de reconhecimento facial, digital e de íris

Os dispositivos, geralmente ligados aos smartphone e operações bancárias, são capazes de reconhecer partes com informações únicas do seu corpo para, só então, fazer a liberação de acesso. Tudo isso por meio de hardwares como câmeras, infravermelhos e sensores.

4 - Vault

Você já imaginou prever o futuro? É mais ou menos isso que o Vault faz. Apenas “lendo” o roteiro de alguma obra cinematográfica consegue prever se o filme será sucesso de público, com até 70% de precisão.

5 - Artificial Intelligence in Medical Epidemiology (AIME)

A ferramenta é uma criação de uma startup malaia e uma ONG carioca, e tem o objetivo de prever surtos de dengue em algumas regiões do Brasil, auxiliando na prevenção e combate ao mosquito.

E você,  que achou do que realmente é a Inteligência Artificial? Deixe seu comentário com sua opinião!

 

Comentários