Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Homeschooling e a importância de um pedagogo para a alfabetização de crianças

No Dia Mundial da Alfabetização, entenda a importância do pedagogo para a educação infantil
Por: 08/09/2022 - 13:00
Homeschooling e a importância de um pedagogo para a alfabetização de crianças
Na pedagogia acredita-se que as crianças também aprendem brincando | Foto: Pexels

Por Maya Santos

 

Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção”. É dessa forma que o educador e filósofo Paulo Freire pensa na educação infantil, que infelizmente anda defasada. Segundo a pesquisa Todos pela Educação, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 40,8% das crianças brasileiras não foram alfabetizadas. 

Nesta quinta-feira (8), celebramos o Dia Mundial da Alfabetização, e nesta matéria você entenderá a importância do pedagogo nos processos educacionais e como funciona a dinâmica do Homeschooling. Mas, antes de tudo, você sabe o que é Homeschooling? Continue a leitura para entender. 

Representativo de um amplo movimento social de famílias, em grande parte nas sociedades ocidentais, o homeschooling é um método educacional desenvolvido em casa e não em uma escola. O movimento defende que a educação dos filhos é, em última análise, um direito dos pais e não de um governo. A partir do final do século 20, o homeschooling cresceu em grande parte como uma reação contra os currículos das escolas públicas entre alguns grupos. Mas o que diz o governo brasileiro sobre este método de ensino?

No Brasil, em 2018, o Supremo Tribunal Federal (STF) julgou que não há lei que regulamenta o ensino domiciliar. Devido a isto, a decisão do STF estabelece que é necessário a criança comparecer à sala de aula para ter convivência com alunos de crenças e valores distintos. Neste ponto, também podemos trazer a importância dos profissionais da educação responsáveis por esse primeiro contato com o universo das letras: a pedagoga ou o pedagogo. Assim como fala Paulo Freire, a educadora ou o educador infantil tem a missão de orientar e ensinar aos pequenos e pequenas de forma que eles possam desenvolver sua fala, escrita e raciocínio. 

Qual a importância do profissional de pedagogia? 

“A prática pedagógica da educação infantil deve fugir da passividade, da contenção motora sob a errônea ideia de que o movimento impede a concentração e causa euforia nas crianças, prejudicando suas aprendizagens”, afirma C. Stefanini, no livro Um olhar na Educação Infantil: A Educação Física Existe?. A percepção da importância de pedagogos vem ganhando expressividade à medida que notamos o crescimento de profissionais contratados. Com 94% dos pedagogos brasileiros empregados, de acordo pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), a atuação desse profissional vem sendo visibilizada dia após dia. 

Em 2008, Cristiane da Silva, afirma no livro O assistencial e o educativo na educação infantil que a “criança também aprende e se amplia brincando, todo ato direcionado a elas torna-se meios aos quais podem e devem ser usados para o processo de evolução. Ter um profissional apto e conhecedor da importância desse processo tornou-se uma atitude imprescindível por parte de toda uma gestão escolar”. 

Esse pensamento, que podemos avaliar como inovador, na perspectiva educacional, se aproxima do que Paulo Freire defendia como educador. Freire tinha uma metodologia educacional defensora do aprendizado conectado ao cotidiano dos estudantes e às experiências que eles tinham. Usando essa metodologia, o filósofo teve responsabilidade notória na alfabetização de adultos.

Falando em alfabetização de adultos, você sabia que 6,6% da população brasileira não sabia ler e nem escrever no ano de 2019? Essas informações são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD). Por isso, convidamos você que quer fazer pedagogia a mudar essa realidade. Pessoas formadas neste curso podem atuar na educação infantil, em empresas públicas ou privadas, na administração escolar, em hospitais, educação especial, psicopedagogia, além de academia e pesquisa científica. O curso tem duração de 42 meses.

Entendeu como esse profissional pode mudar a perspectiva do que é educação? Então, venham conhecer o curso de Pedagogia da UNINABUCO Digital. Aqui você conta com docentes qualificados e que atuam no mercado de trabalho. Com essa bagagem, eles orientam você para trilhar uma carreira que transforme vidas.

Comentários