Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Faculdade Joaquim Nabuco é credenciada pelo MEC como Centro Universitário

Campus Paulista passa a se chamar UNINABUCO - Centro Universitário Joaquim Nabuco
Assessoria de Comunicação Por: Silvia Fragoso 21/12/2017 - 17:33 - Atualizado em: 27/12/2017 - 18:40
Fachada da UNINABUCO Paulista
Fachada da UNINABUCO Paulista

A Portaria Nº 1546, do Ministro da Educação, Mendonça Filho, publicada no dia 15 de dezembro, no Diário Oficial, credenciou a Faculdade Joaquim Nabuco, no Paulista, como Centro Universitário. A mudança ocorre após decisão do Conselho Nacional de Educação e, com o novo credenciamento, a instituição, ligada ao Grupo Ser Educacional, passa a ser chamada UNINABUCO e poderá dar continuidade ao projeto pedagógico de oferecer vagas no ensino superior com cursos de alta qualidade. 

A UNINABUCO atendeu a todas as exigências do MEC para se tornar um centro universitário. Assim como as universidades, um centro universitário adquire autonomia para organizar, em sua sede, novos programas educacionais e cursos de graduação e pós-graduação que atendem as demandas de mercado, implementando programas de extensão, de pesquisa, maior empregabilidade e mais oportunidade de intercâmbios nacionais e internacionais, podendo emitir e registrar os diplomas dos estudantes formados pelo Centro Universitário, fazendo com que o processo aconteça com muito mais agilidade, além de continuar a oferecer uma excelente estrutura e a qualidade de ensino que a permitiu conquistar este reconhecimento pelo Ministério de Educação e pela sociedade pernambucana.

“A decisão do Ministério da Educação é fruto do reconhecimento da qualidade da nossa instituição e vem coroar o esforço do corpo docente e dos funcionários que ao longo dos anos ajudaram na construção e formação de profissionais qualificados. Esse é mais um importante passo na história do Grupo Ser Educacional a aprovação da UNINABUCO”, afirmou o fundador e presidente do Conselho de Administração do Grupo Ser Educacional, Janguiê Diniz.

A vice-reitora da UNINABUCO, Michella Macêdo, ressalta que essa conquista é muito importante para a região do Paulista, afinal quando esta unidade foi criada pelo grupo SER, ela foi pensada para desenvolvimento local desta região que atualmente está em franco processo de expansão. Ressalta ainda que para nossos atuais e futuros alunos. “O credenciamento confirma o ensino de qualidade e compromisso que temos com os estudantes para garantir um reconhecimento ainda maior no mercado de trabalho da capacitação oferecida pela instituição”. Segundo ela é importante destacar que a chegada dos cursos de Saúde, Engenharias e especialmente o curso de Odontologia na unidade foi muito importante para contribuir com o processo de credenciamento.

A denominação, Centro Universitário, é dada apenas para as Instituições de Ensino Superior pluricurriculares, que abrangem uma ou mais áreas do conhecimento, se caracterizam pela excelência do ensino oferecido, comprovada pela qualificação do corpo docente e pelas condições de trabalho acadêmico oferecidas à comunidade escolar, nos termos das normas estabelecidas pelo Ministério da Educação para o seu credenciamento.

Entre os critérios de qualidade avaliados pelos especialistas do Ministério da Educação, que estiveram no Recife para analisar a estrutura da instituição estão: infraestrutura, programas acadêmicos desenvolvidos, corpo social, responsabilidade social, interação e comunicação com a comunidade (interna e externa), sustentabilidade financeira da Instituição, entre outros.

Atualmente, a UNINABUCO oferece mais de 30 cursos de graduação entre eles bacharelados e tecnólogos, distribuídos nas diversas áreas do conhecimento: humanas, exatas, biológicas e saúde.  No entanto, há expectativa de ampliação de novos cursos de graduação e pós-graduação. “Sempre que se verifica uma necessidade em determinado segmento do mercado, nós procuramos atender a essa demanda buscando autorização de funcionamento do curso”, explica a diretora acadêmica, Simone Bérgamo.  A instituição ainda oferece mais de 200 cursos de extensão disponibilizados semestralmente visando à qualificação, atualização e ampliação dos conhecimentos acadêmicos e profissionais.

 ESTRUTURA - Os ambientes didático-acadêmicos e administrativos da UNINANABUCO atenderam aos requisitos de qualidade, conforto e segurança exigidos pelo MEC. São mais de 70 salas de aula, em três blocos, equipadas com multimídia de apoio ao ensino. A Instituição conta ainda com 11 laboratórios, nas áreas de farmácia, odontologia, engenharia, fisioterapia, entre outros, construídos com cuidado acadêmico para se atender aos projetos pedagógicos dos cursos. Os quatro laboratórios de informática somam mais de 120 máquinas, conectadas a internet que servem ao corpo social da Nabuco. A estrutura se complementa com três auditórios, biblioteca, área de convivência e estacionamento para alunos e funcionários.

Para os alunos do curso de Direito, foi criado o Núcleo de Práticas Jurídicas, que se destina ao desenvolvimento de práticas reais e simuladas aprendidas em sala de aula, e atualmente oferece atendimentos ao público. Recentemente, foi instalado na unidade o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC), em parceria com o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE).

Por reconhecer a importância da prática de intercâmbios, nacionais e internacionais, a UNINABUCO que já buscava parcerias com instituições passará a intensificar essas trocas de experiências com o credenciamento. Segundo a assessora de relações internacionais, Adriana Ruspolli, “a consolidação da UNINABUCO vai ampliar ainda mais nossas relações internacionais. Estamos sempre buscando o aprimoramento dos estudantes e já estamos fechando parcerias para garantir o melhor em termos de capacitação para os alunos”, revela.

Comentários