Ex-estudante da NABUCO Recife está entre finalistas de Prêmio de Jornalismo

Isabela Dias concorre na categoria Bacharelas(éis)/Estudantes Pré-sindicalizadas(os) com documentário produzido para Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)
Assessoria de Comunicação Por: Ariana Catunda 10/07/2017 - 17:48 - Atualizado em: 11/07/2017 - 09:30
Imagem mostra uma estrada
Quem vê um caminhão de carga rodando nas estradas não imagina a quantidade de histórias que aquele conjunto, formado por motorista e veículo, carrega sobre os seus pneus. E foi justamente isso que a ex-aluna do curso de Jornalismo da Faculdade Joaquim Nabuco, em Recife, Isabela Dias, quis mostrar em seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). O documentário, intitulado ““A Vida do Viajante. “Minha vida é andar por esse país pra ver se um dia descanso feliz. Relatos De Vida Dos Caminhoneiros; Uma identificação Com A Música Do Sanfoneiro Luiz Gonzaga”, alcançou um grande feito: está entre os finalistas do 23º Prêmio Cristina Tavares de Jornalismo, concorrendo na categoria Bacharelas(éis)/Estudantes Pré-sindicalizadas(os).

O projeto retrata a dura rotina de uma classe viajante e aborda os desafios enfrentados pelos motoristas, como problemas de estrutura das estradas, violência e muitos outros assuntos que são inerentes à profissão, tudo isso fazendo um paralelo com a música de Luiz Gonzaga. A respeito desta indicação Isabela é pura ansiedade e já considera este um grande reconhecimento. “Eu já estou feliz demais em ser finalista. É uma grande conquista. Me realizei fazendo esse trabalho e agora ainda mais. Me emociono sempre que revejo”, vibra a jornalista que concluiu a graduação no segundo semestre de 2016.

A ideia principal do trabalho surgiu da grande afinidade que a jornalista tem com temas relacionados a questões trabalhistas. “Antes de me formar, eu fiz uma carreira de 12 anos na área de Recursos Humanos e, por essa identificação, eu resolvi tratar sobre esse assunto para falar dos trabalhadores, dos caminhoneiros, da vida deles: desde a escolha da profissão até o momento em que eles decidem parar ou não”, explica Dias.

Ela conta ainda que a intenção foi de criar uma consciência social de respeito à profissão de caminhoneiro. “Em alguns momentos, eles citam que são discriminados, que vão num posto e não são bem atendidos, e que vivem sozinhos sentados em um caminhão. A solidão é grande, a companhia, às vezes, é um celular para falar com a família”, comenta.
O TCC foi desenvolvido em parceria com o colega da ex-estudante, Naftali Emidio da Silva, responsável pela captação e edição das imagens, sob orientação de Raquel do Monte. “Essa indicação demonstra o padrão de excelência da NABUCO. O trabalho final atesta para o aluno como foi a formação dele. Então é bom indicativo. E para Isabela essa premiação é uma porta de entrada para o mercado de trabalho, um grande cartão de visitas, pois mostra o quanto ela está preparada e o quanto a formação dela foi boa”, comenta a orientadora.

O coordenador do curso de Jornalismo da NABUCO Recife, Hildo Neto, parabeniza a recém-graduada. “Isabela foi uma aluna brilhante. Sempre dedicada em todas as disciplinas do curso, e para nós, não foi nenhuma surpresa essa indicação ao Cristina Tavares. O trabalho ficou digno de prêmio”, comemora.

O Prêmio Cristina Tavares de Jornalismo é uma realização do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Pernambuco (Sinjope) e da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), com patrocínio exclusivo da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), e nesta edição contou com a inscrição de 147 trabalhos. A cerimônia que consagrará os grandes vencedores da premiação acontecerá nesta segunda-feira (10), às 20h, no Cine São Luiz, Centro do Recife.

O trabalho está disponível on-line e pode ser assistido neste link