Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Estudar nas férias me deixa “à frente” no próximo período?

Continue a leitura e saiba mais!
Ruan Reis Por: 12/01/2022 - 09:10 - Atualizado em: 12/01/2022 - 13:15
Estar de férias é um dos melhores momentos para descansar e se livrar da responsabilidade de fazer atividades e trabalhos acadêmicos exigidos pelos docentes, e, claro, das provas que deixam todo o estudante de cabelo em pé. Afinal, ninguém é de ferro e as energias devem ser renovadas. Mas será que estudar nas férias pode deixar você “à frente” dos seus colegas no próximo período? A resposta é sim! 
 
A psicóloga clínica e coordenadora do curso de Psicologia da Uninassau paulista, Márcia Karine Monteiro, afirma que estudar nas férias “permite que você já comece o semestre sabendo dos conteúdos que serão abordados, e ainda lhe ajuda a tirar dúvidas que possam surgir no momento em que as pesquisas são feitas”.
 
É claro que as férias devem ser voltadas para descansar da rotina pesada, e a prioridade é o lazer, mas estudar um pouco pode ajudar bastante. Márcia Karine diz que o aprendizado não pode parar e nas férias é o momento perfeito para revisitar as leituras que ficaram em segundo plano ou iniciar o livro que ficou na gaveta. “O importante é manter a mente em constante crescimento e desenvolvimento, sabemos que as férias servem como descanso, mas a leitura promove leveza na alma”, comenta.
 
O que fazer nas férias?
 
1. Busque descansar
 
Primeiro de tudo, busque descansar e tirar um tempo para você mesmo. Curta um bom livro, assista uma série ou filme, tente fazer alguma comida que goste e aprender algo novo. Fazer programas leves deixará sua mente mais descansada e relaxada.
 
2. Reorganize as metas
 
Descansar nas férias também significa reorganizar as metas e buscar otimizar as demandas para o ano/semestre que se inicia. Verifique quais as próximas matérias, comece a dar uma olhada nos temas. Isso é muito enriquecedor!
 
3. Aprenda a se organizar melhor
 
Estudar nas férias é também uma grande oportunidade de crescimento e responsabilidade. Você mesmo terá que planejar seus horários, equilibrar o tempo de estudo com o tempo de lazer, fazer exercícios das matérias, se atualizar, entre outras atividades. Estudar por conta própria é um grande passo para sua vida acadêmica e futura carreira. 
 
 

Comentários