Estudantes e professor se apresentam em Congresso

A apresentação dos artigos científicos ocorreu no maior evento de gestão ambiental do país em Campina Grande, na Paraíba
Assessoria de Comunicação Por: 07/12/2016 - 13:03
imagem mostra mulher com lixo reciclável
A tese dos alunos aborda as principais formas de reciclagem do lixo doméstico

O mês de novembro foi especial para três estudantes do quarto período do curso de Ciências Contábeis e o professor Jurandy Gomes de Aquino da Faculdade Joaquim Nabuco,unidade Paulista.O motivo foi a aprovação e apresentação de artigos científicos, durante o congresso referência em gestão ambiental do país, o II Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental, que aconteceu em Campina Grande na Paraíba.

O professor apresentou artigo com o tema “Descarte de resíduos eletroeletrônicos de uso doméstico: aspectos socioeconômicos”. Já, os estudantes Deoclecio de Lima Alves, Evalani dos Santos Borges e Tatiana Amanda Cavalcanti da Silva, orientados pelo professor apresentaram a temática, “Benefícios financeiros da reciclagem dos resíduos sólidos urbanos domiciliares”.

A tese dos alunos aborda as principais formas de reciclagem do lixo doméstico, ressaltando vantagens financeiras que as organizações podem obter a partir da utilização destas práticas. O conteúdo também aponta a grande preocupação da sociedade em geral com o volume cada vez maior de lixo doméstico descartado de forma inadequada em áreas urbanas, ocasionando impactos ambientais negativos tais como a poluição do solo, das águas e do ar. Que colabora para a proliferação de vetores (ratos, baratas e outros insetos inclusive mosquitos),transmissores de diversas doenças nocivas a saúde humana e de animais.

O professor aponta a importância de apresentação deste tema para a sociedade. “A destinação adequada do lixo doméstico melhora as condições do meio ambiente, colaborando para a melhor qualidade de vida do ser humano. Encontrar alternativas sustentáveis para a utilização econômica destes resíduos é de fundamental importância na preservação do meio ambiente, além de proporcionar oportunidades de emprego e geração de renda para a sociedade, principalmente para a população mais carente”, esclarece.

Esta é a primeira vez que os alunos da faculdade apresentam artigo científico em um congresso deste porte. Ainda segundo Jurandy, “a participação dos estudantes em eventos desta magnitude é de fundamental importância para o crescimento técnico-científico e profissional dos mesmos. O gosto pela pesquisa e a construção de artigos científicos durante a graduação, direciona esses estudantes para uma nova visão de sociedade na busca de soluções que agreguem valor para as organizações. Iniciativas desta natureza engrandecem os estudantes autores do artigo cientifico, valoriza o professor orientador e contribui para o fortalecimento do nome da instituição”, finaliza.

Para  os  interessados os  artigos científicos  estão disponíveis neste link.