Estudante da NABUCO tem reportagem premiada

A série de reportagens que aborda os desafios dos ciclistas venceu a categoria Radiojornalismo do Prêmio Urbana de Jornalismo
Assessoria de Comunicação Por: Luisa Cedrim 24/04/2017 - 14:27 - Atualizado em: 24/04/2017 - 14:41
henrique posa para foto
Henrique cursa o sétimo período de Jornalismo

Na noite desta quarta-feira (19), o estudante da Faculdade Joaquim Nabuco Recife, Henrique Santos, viu que a carreira como jornalista já começava a render frutos: Ele foi um dos destaques da 13° edição do Prêmio Urbana de Jornalismo. Promovido pelo Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Pernambuco em parceria com o Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco, a competição selecionou 16 trabalhos jornalísticos sobre a mobilidade urbana. A série Ciclistas versus Realidade: os desafios no caminho de quem anda em duas rodas foi a grande vencedora da categoria Radiojornalismo e proporcionou a Henrique um dos seus melhores momentos profissionais.

Cursando o sétimo período do curso de Jornalismo, Henrique atua pela primeira vez num grande sistema de comunicação, a Rádio Jornal, há mais de um ano. Foi lá que ele deu vida às quatro reportagens que seriam premiadas. A série Ciclistas versus Realidade: os desafios no caminho de quem anda em duas rodas foi veiculada agosto de 2016. O trabalho conta as dificuldades, os avanços, as propostas e as cobranças dos ciclistas de grandes centros urbanos. “Trazemos a discussão sobre a falta de ciclovias, as promessas e os desafios de quem anda de bicicleta”, explica.

Durante a jornada acadêmica, Henrique teve acesso a sólidas bases teóricas sobre reportagem em rádio na disciplina de Radiojornalismo. Para o coordenador do curso de Jornalismo da NABUCO Recife, Hildo Neto, a grade curricular da faculdade forma profissionais capazes de enfrentar os desafios propostos. “Quando nossos alunos chegam ao mercado de trabalho, nós temos certeza que eles se sairão muito bem, porque pensamos em formar profissionais de alta qualidade e que se destacam em cenários locais e também nacionais. Este é o caso de Henrique, que ainda nem saiu da academia e já temos certeza que terá um grande futuro pela frente”, comenta.

16 reportagens foram selecionadas como finalistas e o trabalho da equipe composta por Henrique Santos foi o grande destaque na categoria. Para o estudante, a premiação é um incentivo a continuar na carreira. “Durante o expediente em um grande veículo de comunicação, a gente acaba consumido pelos fatos cotidianos, mas precisamos sempre ter esse olhar além do factual”, comenta. “Ter o trabalho reconhecido desta forma dá um gás na carreira e abre nossos horizontes”, completa.

Além de Henrique Santos, participaram da produção de execução do projeto Zé Roberto, Marcela Maranhão, Caroline Santos e Thales Kírion.