Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Essa é para você, concluinte: entenda a diferença entre MBA, Pós-Graduação e Mestrado

Por: 24/03/2023 - 16:20 - Atualizado em: 26/03/2023 - 10:59
A conclusão de curso proporciona um mar de especializações (Pixabay)

Por: Arcanjo Rodrigues

Concluir a tão sonhada graduação é de fato uma grande realização, não é mesmo? Além, é claro, de ser um verdadeiro carimbo de qualidade no seu currículo. Com a conclusão do curso, também surge a oportunidade de ingressar em diferentes especialidades pertinentes à formação.


Entretanto, algumas dúvidas podem surgir, pois existem diferentes tipos de especializações neste sentido. Neste texto em específico, vamos nos atentar a Pós-Graduação, MBA e Mestrado. Entenda a diferença entre ambos:


Pós-Graduação
Vamos começar pelo macro. A Pós-Graduação engloba toda especialização após conclusão de curso. Ou seja, MBA, Mestrado e Doutorado são tipos de pós-graduação. Importante citar que ela se subdivide em duas vertentes: stricto sensu (em sentido estrito) e lato sensu (em sentido amplo).

 

No primeiro caso, a pós-graduação se restringe a mestrado e doutorado, pois se refere especificamente a pesquisas científicas. No segundo, o tipo de pós pertence a todas as outras especializações, como a própria tradução sugere.

MBA
MBA é a sigla para Master in Business Administration e na tradução livre significa “Mestre em Administração de Empresas”. Ou seja, é um campo voltado para você que quer se especializar no ambiente corporativo e de gerência. Vale ressaltar que existem diferentes tipos de MBA, mas todas, sem exceção, têm cadeiras de administração e gestão. O MEC reconhece cursos de MBA se eles tiverem no mínimo 360 horas de carga horária.

Mestrado

Já o mestrado, tem o intuito de formar professores e pesquisadores. Isso porque, esse tipo de especialização é mais baseada na pesquisa e produção de um tema específico, tendo o objetivo de se voltar para fins científicos. No final, o mestrando apresenta uma dissertação sobre o tópico que ele desenvolveu durante todo o período, caso seja aprovado, lhe é conferido o grau de mestre.

E você, está finalizada a faculdade? Aqui na nossa Instituição temos diferentes opções de pós-graduação. Confira e escolha a sua!

Comentários