Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Carreiras


Entenda como participar de congressos e palestras pode ser importante sua formação

Participar de eventos como esses é uma estratégia se manter motivado e atualizado
Por: 02/03/2023 - 11:50
O congresso é um dos tipos de eventos mais comuns. (Pexels)

Por Maya Santos

Ao longo da vida acadêmica aprendemos que absorver conhecimento e criar conexões extrapolam as quatro paredes de uma sala de aula. Você já notou isso? Se ainda não experimentou, talvez, esse seja o momento exato de entender as vantagens de participar de congressos e palestras, e entender a importância desse momento. 

Antes de tudo, vamos é importante saber a diferença entre eles. O congresso é um dos tipos de eventos mais comuns. O principal objetivo é debater e extrair conclusões sobre determinado tema central. Nele, há especialistas reunidos para deliberar sobre questões de interesse comum ou apresentar estudos, novas descobertas, entre outras coisas. Ah, esses eventos podem ser gratuitos ou ter alguma taxa de investimento. 

Por outro lado, mesmo que pareça igual, as palestras são uma ferramenta mais utilizada para educar de forma assertiva e focada o público a respeito de um assunto. Também pode ser uma estratégia para  fortalecer os valores culturais de uma empresa, instituição, apresentar novos produtos e serviços, treinamentos, congressos, workshop, seminários e cursos.

Participar de eventos como esses é uma estratégia importante para se manter atualizado com relação a área de atuação, motivado e auxiliam no desenvolvimento do conhecimento dentro da sala de aula. Além disso, você obterá mais segurança, gerando resultados positivos em toda sua caminhada acadêmica até chegar na fase profissional. 

Para aproveitar o melhor das duas modalidades durante sua formação é importante se atentar às oportunidades. Confira as vantagens e comece a sua trajetória extracurricular agora mesmo! 

ENRIQUECER O CURRÍCULO LATTES

Mesmo como observador em um congresso ou palestra, você poderá receber um certificado de participação que ajudará a incrementar seu currículo e lhe tornar mais interessante no âmbito acadêmico e, futuramente, profissional. 

ACESSAR NOVIDADES E APRENDER SOBRE O TEMAS IMPORTANTES

Ir para eventos como esses também é uma boa alternativa para se informar sobre o que está acontecendo em relação aos assuntos de determinada área, quem são as pessoas que estão pesquisando e escrevendo a respeito e quais as conclusões mais recentes. Quem sabe você tira daí seu tema do TCC?

FAVORECER COMUNICAÇÃO ENTRE PESSOAS PESQUISADORAS

Lembra do TCC? Então, como falamos antes, esse é o espaço que há oportunidade de comunicação. Seja para entender melhor um assunto que você já conhece ou para adentrar em um universo diferente, a proposta de criar conexões é a mesma. Aproveite todos os acessos a profissionais qualificados do mercado! Além de um caminho promissor para quem já tem um pé na pesquisa científica ou almeja melhorar algum aspecto enquanto estudante na acadêmia.

DIRECIONAR CARREIRA PARA ESPECIALIDADE

Esses momentos também auxiliam os estudantes a direcionar suas carreiras para uma especialidade, com setores mais especializados de sua área. E você pode se aventurar em áreas desafiadoras e inéditas só por ter participado. 

Por exemplo, se você faz o curso de Psicologia e se interessa por Psicologia Judiciária, pode participar de um congresso e entrar em contato com as pesquisas mais recentes sobre esse assunto e decidir seu futuro.  

Agora, me conta aqui, quantos congressos e palestras você vai participar esse ano? Estabeleça uma meta, defina suas áreas de interesse e corra atrás da sua qualificação!

Comentários