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Entenda como funciona uma agência de publicidade

Você certamente conhece o trabalho de um publicitário, mas você sabe como uma agência de publicidade funciona? Quais as funções de cada cargo? Saiba mais aqui!
Por: Taísa Silveira 06/02/2017 - 15:07 - Atualizado em: 06/02/2017 - 15:08
Publicidade e Propaganda
Confira nossa entrevista com Ítalo Ferreira e João Uchôa
Certamente você conhece o trabalho dos publicitários, que por muitas vezes nos presenteiam com campanhas publicitárias muito bem boladas e criativas, mas você conhece a área e as possibilidades dentro do mercado para a atuação desses profissionais? 
 
 
 
 
Foto: João Uchôa (esq) e Ìtalo Ferreira (dir) 
 
Antes do produto final que pode ser visto nas telas de tv ou computador, em outdoors, rádios, revistas ou jornais, aquela campanha passou por diversas etapas dentro da estrutura da agência. E para nos contar como a magia acontece, nada melhor que os profissionais não é mesmo? Conversamos com João Uchôa, Social Relationship Management e Ítalo Ferreira, Mídia, sobre o mercado de trabalho, as áreas de atuação profissional e o papel da publicidade em nossa sociedade. Confira nosso papo a seguir:
 
Taísa Silveira - Como é a estrutura básica de uma agência de publicidade?
 
João Uchôa - Em 2010, quando entrei na faculdade de Publicidade e Propaganda, fui apresentado a uma estrutura básica de uma agência de publicidade composta por Atendimento, Planejamento, Criação, Produção e Mídia.
 
TS - O quê cada um deles faz?
João Uchôa - "O profissional de Atendimento é o advogado do cliente e o embaixador da agência". Ouvi essa frase logo no começo da faculdade e, para mim, é a que melhor define esta função numa agência de publicidade. Ele é elo entre o cliente e a agência O profissional de atendimento deve ter um conhecimento sólido sobre o cliente, dos mais gerais aos técnicos. 
 
Já o Planejamento detém uma das funções mais importantes dentro da agência, pois é ele que definirá as estratégias, objetivos e metas para que, a equipe de criação possa dar o pontapé inicial. É do pessoal da Criação que as ideias começam a ganhar forma e começamos ver as peças que farão parte da campanha. Vamos encontrar, basicamente, três profissionais: o Redator - que vai escrever títulos, chamadas, roteiros para filmes etc - o Diretor de Arte - responsável pela concepção visual e artística - e, também, o Diretor de Criação, que geralmente são pessoas com muito tempo de mercado e que é responsável por coordenar a dupla de criação (Redator + Diretor de Arte), garantindo a qualidade técnica da criatividade. Com tudo pronto, é hora de executar. Se houver cartazes e panfletos, é o profissional de Produção que vai orçar com as gráficas. Vai ter filme? É ele quem vai em busca de profissionais que possam executar a ideia. 
 
O profissional de Produção reúne todas as ideias da criação, coloca a mão na massa e garante que tudo seja produzido do jeito e com a qualidade que o material foi pensado. E finalmente, mas não menos importante, temos a Mídia, que são os profissionais que de posse da verba do cliente em mãos, é o profissional de Mídia que vai definir quais os canais e meios que serão utilizados na campanha, ação ou anúncio. É ele o responsável por identificar, negociar e comprar os melhores os melhores espaços para dar visibilidade ao que foi criado. 
 
TS - E a inserção das marcas no meio digital, como fica essa relação?
João Uchôa - Hoje, por conta das mudanças mercadológicas que ocorreram como, por exemplo, o advento da tecnologia e a mudança do comportamento do consumidor, há diversos novos tipos de modelos de agências - as agências digitais e as de live marketing - que procuram enfrentar os desafios atuais.
 
TS - O quê torna um profissional de publicidade um bom profissional?
Ítalo Ferreira - Hoje em dia, especialmente, a multidisciplinaridade. O profissional de publicidade precisa ser multitarefa e ter uma visão holística do negócio.
João Uchôa - Conhecimento técnico sobre a sua e as outras funções, dentro da agência, é importante. É construindo repertório que você estará preparado para qualquer tipo de briefing que chegar em sua mesa.
 
TS - Qual o papel da publicidade?
Ítalo Ferreira - O papel mais nobre da publicidade é educar o público para o bom consumo.
João Uchôa - Está ligado, diretamente, ao consumo. De uma maneira geral, o papel da publicidade é influenciar as atitudes do consumidor. 
 
TS - Qual a responsabilidade social que a publicidade tem com o seu público?
Ítalo Ferreira - Educar para o consumo consciente, mas também é papel do publicitário levar ao público prestação de contas (no caso de órgãos públicos) de maneira transparente, prezando pelo bem estar social.
João Uchôa - A publicidade deve levar em consideração as pessoas e incorporar valores que realmente façam a diferença para a nossa sociedade.
 
TS - Por que ainda existem campanhas publicitárias cometendo grandes equívocos a exemplo de uma cervejaria de veiculou uma campanha dizendo “esqueci o não em casa”? A quê vocês atribuem esse ruído na comunicação das campanhas?
Ítalo Ferreira - A responsabilidade da comunicação é tanto da agência quanto do anunciante. O discurso é construído em conjunto. Mas eu poderia dizer que a propaganda é feita por pessoas, e ainda existem pessoas com pensamentos “equivocados”.
João Uchôa - É importante lembrar que se a pessoa achar que uma campanha é enganosa, abusiva ou causa algum tipo de constrangimento ao consumidor, é possível denunciá-la ao CONAR, para que ela seja julgada pela Conselho de Ética.
 
TS - Quais as grandes oportunidades do mercado de trabalho atualmente para o mercado publicitário?
Ítalo Ferreira - O mercado digital tem aberto uma nova fatia de mercado, que tem crescido e oferecido oportunidades de atualização.
 
TS - Qual campanha ou job mais marcou a sua carreira?
Ítalo Ferreira - Uma campanha da EMPETUR para o bairro do Recife Antigo, foi um job muito prazeroso de se desenvolver.
João Uchôa -  Foi um projeto que tinha como objetivo fomentar o tema Live Marketing no ambiente das Instituições de Ensino Superior, em todo Nordeste, e despertar cada vez mais, o interesse dos estudantes pelo universo do Marketing Promocional.
 
Gostou da entrevista? Tem alguma dúvida sobre a profissão de publicitário? Escreva pra gente!
 

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