Entenda como educação nutricional pode ajudar as crianças a comer melhor

Por: 30/03/2023 - 16:15 - Atualizado em: 31/03/2023 - 09:27
Uma boa tática é incentivar as crianças a preparar as comidas (Pexels)

Escrito por Maya Santos

No Brasil, 9,4% das meninas e 12,4% dos meninos são considerados obesos, de acordo com os critérios adotados pela Organização Mundial da Saúde para classificar a obesidade infantil. Através de um olhar mais responsável e criativo para alimentação das crianças pode melhorar significativamente a saúde desse grupo. Por isso, nesta sexta-feira (31), data que celebramos o Dia da Saúde e Nutrição, cujo o objetivo é de debater e avaliar práticas nutricionais e a importância de políticas públicas realistas e preventivas a saúde, conversamos com o nutricionista Diego Ricardo que trouxe algumas dicas para driblar os obstáculos para balancear a alimentação dos pequenos.

Como recomendação mais ampla, uma alimentação balanceada somada a atividades físicas são importantes para qualquer pessoa, e estimular essa dinâmica de uma vida mais saudável desde a infância é importante. Uma boa tática é incentivar as crianças a participarem do processo de preparo dos alimentos, mas claro bem distante de utensílios cortantes e do fogo. “A criança entra em contato com aquela consistência, tocando no alimento e isso traz um diferencial enorme para ela, como fazer um sanduíche. Agora como é que a gente faz o sanduíche? Sanduíche com formato de sorriso. Vai fazer um biscoito? Faz um biscoito com de algum desenho, sempre de alguma coisa que a criança goste. Então, tudo isso traz esse lúdico ao invés da gente cortar a banana e entregar pra criança, é fazer a criança ter contato com a banana em si”, explica o nutricionista.

Para Diego, a nutrição deve ocorrer de forma multidisciplinar, pensada em várias frentes. Ou seja, dentro de sua casa e também em outros espaços, como escolas e creches, por isso a importância de ações que vão além de um indivíduo, mas que seja enxergado como política pública e que carregue muito afeto em sua concepção. “O que a criança come não depende somente dela, depende de todo um meio em que ela está inserida.  E é nessa parte de educação alimentar e nutricional, que fica incluída no núcleo de saúde pública de nutrição, que trabalha exatamente isso. Como o lúdico pode ser realizado, como a família e os grupos sociais que ela está inserida podem melhorar a saúde alimentar dessa criança no dia a dia. Então, toda essa parte de saúde pública e educação alimentar, de entender as cores, entender textura, sentir os cheiros e sabores, isso é bom demais, pois traz o lúdico e o afeto”.

“Vê que pais tentam a melhor alimentação para si e quando eu digo pais é toda questão familiar já tenta uma melhor alimentação para si e também está tentando fazer com que as crianças tenham de fato uma alimentação mais saudável porque muita muitas vezes a situação alergia alimentar, situação de intolerância alimentar, parte da infância”, finalizou.

Graduação em Nutrição

Quer estudar nutriçao? A Uninabuco tem essa opção de graduação para você trilhar caminhos que vão além da profissão e têm papel social fundamental para melhorias da qualidade de vida das crianças e também dos pais, que acabam sendo impactados pela novidades do universo alimentar. Com duração de 42 meses, a graduação em Nutrição ensina aos alunos como encontrar e balancear na alimentação as combinações e dietas ideais para mantermos uma boa saúde. Essas combinações podem ser direcionadas para diferentes objetivos, seja para a melhor prática de um esporte, seja para emagrecer, ou até mesmo para ganhar massa muscular de maneira saudável.

Para se especializar na área de atendimento infantil, é necessário fazer pós-graduação, assim como nutrição materno-infantil. "Tem várias maneiras de se especializar tanto mestrado quanto doutorado em saúde da criança e do adolescente. Então, nos especializar nessa área é uma área que está crescendo bastante”, explica o nutricionista Diego Ricardo. Segunda grade curricular da graduação, além dos estudantes adquirirem um grande conhecimento sobre o funcionamento do corpo humano, com matérias sobre anatomia, fisiologia, psicologia, há aulas de empreendedorismo para auxiliar os estudantes que desejam abrir seus próprios consultórios ou clínicas.

Mercado de Trabalho

Após sua formação, tem um grande campo para trabalho. Muitos estudantes desejam abrir seu próprio consultório e atender a pacientes oferecendo acompanhamento. Mas, além disso, há muitas oportunidades de trabalho em grandes empresas do setor alimentício, que precisam dos nutricionistas na produção de seus alimentos; em restaurantes e supermercados; e até mesmo no setor público.

ATENÇÃO!

Aproveite a oferta desse mês e garanta sua graduação, pois a matrícula está 100% gratuita na forma de ingresso “Vestibular”. Venha logo para Uninabuco: pra quem desafia o impossível!