Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Direito trabalhista: saiba mais sobre a área

É importante que os profissionais estejam sempre atualizados para atuar em uma das áreas mais requisitadas do direito
Por: 20/05/2022 - 10:52
Direito trabalhista: saiba mais sobre a área
Foto: Pixabay

Escrito por Maya Santos

Que cursar direito é o sonho de diversos jovens nós já sabemos. E dentro do direito existem diversas outras áreas e possibilidades, cada uma com sua particularidade e desafios!

Ao se formar, os estudantes passam a ser bacharéis e somente depois da aprovação do Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) podem atuar em áreas como por exemplo a constitucional, penal, civil ou trabalhista, a qual iremos focar nesta matéria. Para começar, vamos entender um pouco dessa área jurídica? Continue a leitura para saber mais! 

O que é direito trabalhista? 

O direito trabalhista é o ramo jurídico que estuda as relações de trabalho. Esse direito é composto de conjuntos de normas, princípios e outras fontes jurídicas que regem as relações de trabalho.  

O que faz o advogado trabalhista?

Um dos profissionais mais requisitados, o advogado trabalhista atua em atividades profissionais sob comando, direção e orientação do contratante. 

Para atuar, o profissional precisa dominar Direito Individual do Trabalho, Direito Coletivo do Trabalho e Direito Processual do Trabalho.

Na posição inicial da carreira (cargo júnior) os salários variam de R$ 3.650 a R$ 7.450, segundo o Guia Salarial da Robert Half de 2020.

“Quanto mais qualificado você está mais preparado para o mercado de trabalho”, enfatiza Luann Matheus, advogado e coordenador do curso de Direito do Grupo Ser Educacional. 

O advogado ainda trouxe pontos de reflexão aos desafios encontrados enquanto o docente realiza o curso e após a formação. Veja as dicas a seguir:

CONQUISTAR CLIENTELA 

Busque sempre especialização na área, pois essa atitude passa maior credibilidade e confiança do profissional para os possíveis clientes. 

TER ESCRITÓRIO OU NÃO

É interessante pensar em escritório físico quando se tem uma carreira estabelecida e uma clientela formada. Em alternativa, os futuros advogados trabalhistas podem trabalhar em espaços como co-workings ou cafés, que são locais que passam segurança ao cliente e não demandam custos para além das condições do futuro profissional. 

ATUALIZAÇÃO DE LEIS

É importante ter atenção às mudanças que podem acontecer nas leis, pois impactam diretamente a execução da função do advogado trabalhista. “Diversas vezes houveram alterações legislativas muito importantes, como a reforma trabalhista, em 2017”, afirma o advogado Luann Matheus.

Ficou na vontade de entender como é o curso de Direito? Então, conheça os cursos da UNINABUCO!

Comentários