Dia Nacional da Saúde: A importância do Biomédico para a área da saúde e como se tornar biomédico

Com mais de 30 áreas de atuação, o setor de biomedicina é a área da saúde com expansão de mercado desde a Covid-19
Por: 05/08/2022 - 10:31
 Dia Nacional da Saúde: A importância do Biomédico para a área da saúde\como se tornar biomédico
Existem mais de 30 áreas de atuação para profissionais | Foto: Pixabay

Escrito por Maya Santos

Por conta da pandemia, a área da saúde ganhou ainda mais holofotes e virou-se a atenção para novas possibilidades de atuação. Por isso, nesta sexta-feira (5), Dia Nacional da Saúde - data em que é comemorada a memória do médico e sanitarista Oswaldo Cruz -, iremos entender a importância do biomédico para o segmento.

A biomedicina é a área que estuda as causas das doenças, os seus sintomas e desenvolve os tratamentos para a cura e prevenção, ou seja, se dedica às pesquisas científicas. No entanto, atualmente, os profissionais têm a possibilidade de atuar em mais de 30 áreas, que vão da análise clínica até o campo perícia criminal.

“O biomédico é um profissional extremamente necessário em equipes multiprofissionais e  multidisciplinares. Inclusive, recentemente, tivemos um boom não só na área de estética como também na pandemia, em que uma biomédica estava incluída no sequenciamento do  SARS Covid-19”, afirma a Coordenadora do curso de Biomedicina, Evellyne Figueirôa.

Como ser um profissional de biomedicina?

“Para ser biomédico, o estudante deve ser um indivíduo extremamente curioso. Pois, a biomedicina trabalha com muita minúcia, por isso ele deve ter esse olhar curioso para participar de pesquisas e tentar identificar o que pode causar determinada doença”, recomenda a coordenadora.

Além disso, os profissionais também podem participar de outras pesquisas não relacionadas a doenças, como no setor industrial como de cosméticos, medicamentos, entre outros.

Mesmo com curiosidade ativa, o estudante ainda precisa ter outras habilidades, como atenção à saúde, tomada de decisões, comunicação, liderança, administração e gerenciamento e se manter atualizado.

A UNINABUCO Digital oferece o curso de bacharelado em Biomedicina, com duração de 42 meses. Nele, os futuros biomédicos compreendem a dinâmica profissional alinhada com o mercado, que está em expansão desde a Covid-19.

Ficou curiosa (o) e quer saber mais sobre a graduação? Então, inicie sua jornada no Curso de Biomedicina. Com o ensino EAD, você otimiza seu tempo de estudo e ainda conta com uma equipe qualificada para sua formação nesta área da saúde.