Dia Mundial do Enfermeiro e a importância de uma enfermagem humanizada

No Dia Mundial do Enfermeiro, conheça os benefícios de uma enfermagem humanizada
Por: Camilla de Assis 12/05/2017 - 08:27
Dia Mundial do Enfermeiro
Nesta sexta-feira (12), os enfermeiros de todo o mundo podem comemorar. É neste dia em que é celebrado o Dia Mundial do Enfermeiro. A data foi criada em homenagem à famosa enfermeira Florence Nightingale, nascida em 1820. No Brasil, a comemoração é estendida até o dia 20, já que é nesta data em que se comemora o Dia do Técnico e Auxiliar de Enfermagem. O dia também marca o dia da morte de Ana Néri, a enfermeira brasileira mais reconhecida por seu trabalho.

Mas, na realidade, o que essas duas enfermeiras que foram motivo da criação de uma semana em comemoração à profissão têm em comum? Ambas dedicaram suas vidas a cuidar de outras pessoas, em um serviço de saúde humanizado. Ana Néri partiu, durante a Guerra do Paraguai, para prestar serviços de enfermagem em hospitais da América Latina. Já Florence Nightingale foi a responsável por cuidar de centenas de vidas na Guerra da Crimeia.

O que é uma enfermagem humanizada?

De acordo com a coordenadora do curso de Enfermagem da Faculdade Joaquim Nabuco, Thaisa Remigio, a enfermagem humanizada é aquela que se preocupa verdadeiramente com o paciente, que presta atenção nas suas necessidades, que o ouve e que está à disposição para auxiliá-lo. “O cuidado ideal, humanizado, é aquele que valoriza todo o processo de assistência, que acolhe, que ouve, que percebe as necessidades, que busca auxiliar no que for necessário, sempre buscando o bem estar do paciente”, pontua.

Importância da enfermagem humanizada

E mesmo que seus benefícios não sejam tão reconhecidos, a enfermagem praticada de forma humanizada é a solução para muitos problemas que enfrentam os pacientes. Ainda de acordo com a professora Thaisa Remigio, além dos benefícios emocionais para o paciente, a docente também salienta o progresso na recuperação. “Todo cuidado humanizado é percebido pelo paciente de forma positiva influenciando diretamente em sua evolução recuperação”, comenta.

Ou seja, pensando de uma forma prática, trabalhar de forma humanizada é a otimização do processo de cuidado e internação de pacientes. Se esse tipo de trabalho é realizado, os pacientes obtêm mudanças significativas e consideráveis no estado de saúde, há a liberação mais rápida dessas pessoas.

Dia Mundial do Enfermeiro

A Faculdade Joaquim Nabuco vai promover um evento em comemoração ao Dia Mundial do Enfermeiro, celebrado nesta sexta-feira (12). Às 8h30, os alunos vão poder conferir a palestra “Conhecendo a atuação do Enfermeiro na Saúde Pública”, ministrada pela professora Ms.  ngela Lessa de Andrade.

Das 9h15 às 10h, os alunos vão contar com a palestra “Conhecendo a atuação do Enfermeiro em Cuidados Paliativos”. Essa aula ficará a cargo da professora Ms. Andreyna Javorski Rodrigues. Por último, das 10h30 às 11h15, os discentes de Enfermagem serão contemplados com outra atividade. Com tema “Conhecendo a atuação do Enfermeiro na Saúde da Mulher”, novamente ministrada pela Ms. Ângela Lessa de Andrade, a palestra encerrará as atividades do Dia Mundial do Enfermeiro.

Gostou da profissão? Aproveite e coonheça o curso de Enfermagem da Faculdade Joaquim Nabuco!