Dia Mundial de Combate ao Câncer: saiba como ajudar no Recife

Confira quatro instituições que recebem doações para ajudar na batalha de quem enfrenta a doença
Por: Katarina Bandeira 01/02/2019 - 18:21 - Atualizado em: 01/02/2019 - 18:22
É possível fazer desde doações financeiras até alimentos e serviços. Foto: Getty Imagens Free

Dias de luta, dias de choro e dias de glórias. A luta para combater o câncer é uma constante na vida de centenas pessoas. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), estima-se que entre 2018 e 2019 sejam detectados cerca de meio milhão de casos de doenças cancerígenas entre homens e mulheres. A jornada de quem recebe o diagnóstico é longa. São exames, filas de espera, remédios, tratamentos e internações que, muitas vezes, deixam profundas marcas psicológicas, físicas e até mesmo financeiras.

Mesmo que, até agora, não haja uma cura definitiva para os vários tipos da doença, existem outras formas de ajudar quem precisa travar essa batalha diariamente. A munição necessária para sobreviver ao campo de batalha está, muitas vezes, nas mãos de anônimos, estranhos que - com um pequeno gesto, podem fazer a diferença na vida de quem enfrenta o tratamento. Se você quer saber como ajudar as pessoas que sofrem nos diferentes estágios da doença, fizemos uma lista de locais que recebem doações.

Hospital do Câncer de Pernambuco

Na aba de doações do Hospital do Câncer de Pernambuco (HCP) é possível ajudar de diversas maneiras. Desde doações em dinheiro (que divididas entre mensais e únicas), com valores a partir de R$ 5, até mesmo cabelo, suplementos e tempo. Basta escolher a que mais se encaixa nas suas possibilidades.

Núcleo de Apoio à Criança com Câncer

No site do Núcleo de Apoio à Criança com Câncer (Nacc) há também uma aba para doações chamada "como ajudar". Nela, são oferecidas diversas opções, como doações em dinheiro, voluntariado e produtos da lojinha da instituição. Além disso, quem quiser doar roupas, medicamentos, brinquedos, material escolar, entre outros produtos para as crianças pode ligar para o Nacc e agendar uma visita do motorista do núcleo, que arrecada os donativos. Mais informações pelo fone (81) 3267-9200, pelo e-mail nacc@nacc.org.br no site.

Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer

O Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer – Pernambuco (GAC-PE), conta com mais de 20 anos de atuação prestando assistência social humanizada às crianças, adolescentes e jovens com câncer tratamento no Centro de OncoHematologia Pediátrica (CEONHPE) do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC). Pelo site da instituição é possível encontrar o número das agências bancárias para doações em dinheiro. Além disso, quem quiser ajudar pode ir diretamente à sede do GAC, dentro do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (no 7º andar) e entregar toda sorte de produtos, desde que novos ou em bom estado para uso.

Instituto Alcy Menezes

Entre os percalços de quem começa o tratamento contra o câncer está a dificuldade em encontrar hospitais próximos, principalmente para moradores das zonas mais afastadas da capital. Com o intuito ajudar aqueles que precisam vir ao Recife para iniciar ou dar continuidade ao tratamento o Instituto Alcy Menezes, uma organização não-governamental, localizada na capital pernambucana, acolhe e hospeda pacientes de hospitais públicos da cidade que não têm onde ficar. Para ajudar a instituição é necessário entrar em contato com a casa, pelo telefone (81) 3423-1280 ou pelo e-mail diretoriaalcymenezes@gmail.com.

Sabe outros lugares que recebem doações? Compartilha com a gente nos comentários!