Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Dentista: o profissional que se preocupa com muito mais do que seus dentes

Ser dentista não é para qualquer um, é preciso muita dedicação e paixão pela profissão. Mas, a recompensa é garantida: são diversas áreas que o profissional pode escolher, já que está apto a cuidar das regiões da cabeça e pescoço, quando graduado. Conheça detalhes sobre essa função tão importante dentro da sociedade!
Por: Camilla de Assis 26/04/2017 - 00:00 - Atualizado em: 02/05/2017 - 08:04
Conheça a profissão do dentista
Conheça a profissão do dentista
Muitas vezes negligenciada, a saúde bucal é um dos principais cuidados com o corpo que uma pessoa deve ter. E o profissional responsável por cuidar dessa parte é o dentista. Ele é capacitado a lidar com problemas que atinjam a área da cabeça e do pescoço dos pacientes. Por esse motivo, o mercado para o especialista é tão vasto e pode abranger desde fazer uma limpeza dentária até mesmo a aplicação de botox.
 
 
O que faz o dentista?
O dentista, ou odontólogo, é responsável pelo cuidado com as regiões da cabeça e pescoço de uma pessoa, com foco na região da boca. Por isso, muitas vezes o dentista é capacitado a realizar diversos procedimentos nessa área, desde o clareamento dentário, aplicação de aparelho ortodôntico, entre outros procedimentos. Então, na questão de cuidar dos seus dentes, o dentista é a pessoa mais capacitada para isso.
 
Mercado de trabalho
Se você pensa em fazer Odontologia, não se preocupe, pois o mercado é tão amplo que você poderá escolher entre diversas opções. Segundo a coordenadora do curso da Faculdade Joaquim Nabuco, Romeika Vasconcelos Neves, “as áreas são tão diversas que os dentistas podem chegar a atuar nas Forças Armadas, no serviço público, no ambiente acadêmico, até mesmo na aplicação de botox. Hoje em dia alguns profissionais já fazem isso porque nós, dentistas, saímos capacitados para cuidarmos das regiões da cabeça e pescoço”. 
 
Ainda segundo a docente, os profissionais da área também estão imersos nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI). “Nesses locais, os dentistas fazem acompanhamento da higiene bucal de pacientes internados, já que isso era negligenciado, e as bactérias indevidamente presentes na boca podem agravar o estado de saúde deles”, completa Romeika.
 
Como funciona o curso
Durante cinco anos, os estudantes de Odontologia devem se dedicar aos conteúdos aprendidos em sala de aula, nos laboratórios, e postos em prática nas clínicas. Novinho em folha, o recém-criado curso de Odontologia da Faculdade Joaquim Nabuco, na unidade Paulista, oferece tudo para que o aluno tenha capacitação além de essencial no cuidado com a saúde bucal de pacientes.
 
O curso em si, no primeiro período, introduz os estudantes às disciplinas básicas da área de saúde. Em seguida, já no segundo semestre, os alunos têm contato com anatomia, no laboratório da unidade. A partir do quarto período é que os aspirantes a dentistas passam a vivenciar o dia a dia de um profissional formado na área, com as imersões nos laboratórios específicos do curso e nas clínicas-escolas, além dos estágios (que já podem ser remunerados).
 
Mesmo com a vasta gama de disciplinas, existem aquelas que se diferenciam. “Todas as disciplinas são importantes, mas podemos citar aquelas específicas da Odontologia, como Dentística, Periodontia, Endodontia, Periodontia, Cirurgia Ortodontia, Implantodontia, Prótese, entre outras”, explica a coordenadora Romeika Vasconcelos Neves. 
 
Na Nabuco, o estudante deve cumprir carga horária de 2.060 horas teóricas, 980 horas práticas, 80 horas de atividades complementares, 800 horas de estágio supervisionado, além de mais 80 horas correspondentes ao TCC. E aí, vai encarar essa delícia que é se graduar em Odontologia e contribuir para a melhora da saúde bucal da sua comunidade?
 
E você, também já quer ser dentista? Conheça o curso de Odontologia da Faculdade Joaquim Nabuco!

Comentários